CONTATO | SIGA A SBC

O “Eu, Cidadão Digital” tem como propósito investir na formação do cidadão comum como agente transformador da sociedade, acreditando que este pode ser o ponto de partida para a melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes da cidade de Vassouras/RJ, Maricá/RJ e região.

Acreditando nessa possibilidade, o curso de Engenharia de Software da Universidade de Vassouras, através de seus alunos e corpo docente, trabalha em uma constante busca para desenvolver as competências necessárias para sobrevivência no mundo digital.  Pensando nos que não têm acesso aos bens e à habilidade requeridos na era digital, o curso de Engenharia de Software apresenta o Projeto "Eu, Cidadão Digital" tendo como ponto de partida à inclusão digital. Entende-se que essa inclusão é a democratização do acesso a tecnologias da informação e do conhecimento, com objetivo de permitir a introdução de todos que participam da sociedade na era digital. O público-alvo do projeto são pessoas de comunidades carentes, baixa renda e sem acesso a cursos de informática da cidade de Vassouras/RJ, Maricá/RJ e região. Abrange desde adolescentes, jovens e adultos interessados em aprender sobre o mundo digital. O objetivo principal desde projeto é oferecer ao cidadão a oportunidade de conhecer, aprender e ser inserido no mundo digital. Tudo isso, através de cursos de informática, gratuitos, oferecidos pelos alunos de Engenharia de Software, onde voluntariamente cedem uma hora por semana para a realização desta atividade nos laboratórios de Informática da Universidade de Vassouras. A proposta é inserir e oportunizar aos participantes o acesso gratuito e de qualidade a um conhecimento tão importante para os dias atuais, a Informática, promovendo assim, a inclusão digital destes “novos cidadãos”. 

Espera-se com esse projeto desenvolver nos participantes as habilidades necessárias para que eles possam ocupar seu espaço no mundo como cidadãos digitais, ou seja, terem a capacidade essencial de manipular os computadores de maneira que consigam atingir os seus objetivos, seja para acessar a internet, enviar um e-mail, ou mesmo realizar uma operação básica em um computador.

 

Coordenação do projeto: Prof. MSc. Anrafel Fernandes Pereira

ContatoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página: https://www.youtube.com/watch?v=cHZM8axJFjU&t=3s