Programa SuperPython

Proporcionar a comunhão entre cidadania e conhecimento através de atividades lúdicas relacionadas a computação, incentivando o interesse em entender o que está por trás do funcionamento das coisas, e a participação ativa na elaboração de materiais que colaborem para uma sociedade mais sã e com oportunidades para todos. Tudo pensado de forma colaborativa e com ferramentas de cunho público. Este é o objetivo deste projeto.

Em termos de políticas públicas, esforços têm sido realizados no fornecimento de computadores para escolas da educação básica. A crença é de que o computador poderá melhorar a educação através do uso da tecnologia. Mas a tecnologia aparece como um auxílio para a formação tradicional do aluno da Educação Básica. A tecnologia por si só não resolve problemas socio-educacionais. A meta principal deve ser o estabelecimento de competências para que o estudante seja um pensador autônomo, de forma a promover uma aprendizagem significativa e avanços cognitivos.

O Projeto é voltado para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, com histórico de problema escolar e/ou social desencadeados pelos mais diversos motivos (agressões físicas, psicológicas, carência nas estruturas socio-educacionais, etc).

Conheça os objetivos deste projeto:

Educativo:

  • Estudo prático da programação Python na modalidade de ensino a partir de software livre;
  • Criar uma capacitação de desenvolvedores de softwares baseada em fundamentos neurocientíficos da aprendizagem;
  • Ativar a cognição do participante através de um roteiro lúdico de problemas computacionais cuja solução envolva o uso das funções executivas;

Social

  • Introduzir conceitos do mundo real através da interação com objetos de tecnologia;
  • Proporcionar um local acolhedor onde o estudante possa se sentir livre para descobrir suas aptidões e desenvolver suas habilidades;
  • Criar a oportunidade de fortalecimento dos indivíduos a partir da empatia com o seu semelhante;

Cultural

  • Desenvolver o conceito de equidade de gênero;
  • Instruir uma nova geração sem as amarras do paradigma corrente Tecnológico;
  • Desenvolvimento continuado da plataforma de nome homônimo ao programa;
  • Criação de engenhos de suporte à plataforma.

O programa já está em andamento há três anos e está servindo escolas públicas de Laranjeiras e Costa Barros. Os participantes têm encontrado nos seus
projetos específicos um ambiente de convivência entre pares, que redime de sua condição social. Muitos participantes já têm evoluído em suas perspectivas, se engajando em projetos científicos e voltando suas carreiras para a área científico-tecnológica.

Coordenador: Carlo Emmanoel Tolla de Oliveira
E-mail: carlo@nce.ufrj.br
Telefone: (21) 3938-3173
Universidade/Empresa: Universidade Federal do Rio de Janeiro