Games Inteligentes
1-CHANCELA DA UNIC-RIO – CENTRO DE INFORMAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O BRASIL-ONU
2-COLABORAÇÃO INSTITUCIONAL COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA RÚSSIA
3-COLABORAÇÃO INSTITUCIONAL COM A UTAD – UNIVERSIDADE DE TRÁS OS MONTES- PORTUGAL
Games e Jogos Inteligentes oferecem estímulos de naturezas diversas: predominantemente áudio-fonética e viso-motora. Esses diferentes canais de linguagem possuem estruturas específicas: são os processos sucessivos e os simultâneos da cognição. A dinâmica dos games e jogos de tabuleiro inteligentes, configura a integração ideal entre essas estruturas, articulando processos metacognitivos complexos dotados de regras generativas lógico-sistêmicas das linguagens do pensamento.
Esses games/jogos também estimulam diferentes formas de percepção da realidade que promovem a construção do imaginário: a formação da percepção episódica articulada à noção de causalidade para a compreensão de sequências de palavras de maneira encadeada e conexa, a percepção de objetos e sua categorização classificatória e seriatória, a construção da imagem mental do espaço tridimensional e representativo, da interpretação plural da semiose da linguagem verbal, da representação de esquemas lógico-sistêmicos e cognitivo-linguísticos do pensamento transitivo para a dublagem metacognitiva.
Os games/jogos inteligentes são uma “Imersão Cognitivo-linguística” que ativa o binômio cérebro-mente, através do recrutamento ativo de todas as competências e habilidades das funções mentais executivas superiores. Nesse caso, o pensamento é sempre conexo, encadeado e ordenado em seus processos psíquicos que fixam neuromodelos de aprendizagem dentro de um padrão “ótimo” predominante: o da Metacognição. Esse padrão de consciência forma uma personalidade “Epistêmica”, que é capaz de tratar, interpretar, criar significado e atribuir sentido, detalhando riquezas próprias de um imaginário particular único.
Dessa forma o raciocínio lógico-sistêmico é aportado por um rico acervo de imagens mentais, que sempre que requisitado, seleciona e articula integralmente conteúdo-processo como parte e todo, hierarquizando dimensões em cadeia macro/micro para o desempenho crescente e constante da elaboração de novas experiências entre a poética e a lógica.
Pensando na escola como um todo, e indo além dos games/jogos, o projeto pretende reunir estudantes e profissionais de Design, Educação, Música, Licenciaturas, Arquitetura, Belas Artes, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Informática, incluindo a graduação, mestrado e Doutorado conjuntamente com estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas, além da participação ativa de crianças deficientes, superdotadas e com altas habilidades, dentro de uma abordagem hiperdisciplinar para projetar e desenvolver protótipos e maquetes de espaços lúdicos arquitetônicos exequíveis a serem distribuídos em escolas de comunidades em situação de risco social.
Esses projetos serão dotados de Design Metacognitivo Lúdico com Affordance Inteligente e “Representações Metafóricas Inovadoras” a serem utilizadas para promover o desenvolvimento do Imaginário através do tratamento da estruturação de ordem e dimensionamento do espaço, do Design de interiores, do Design de objetos e mobiliário e do Design de fachadas criativas para esses espaços.
Coordenador:
CARLA VERÔNICA MACHADO MARQUES
Email: carlaveronica@nce.ufrj.br
Telefone: (21)993179670