Ocorrem, entre os dias 21 e 25 de novembro, em Aracaju (SE), o XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o XVII Workshop de Informática na Escola (SBIE-WIE). Os eventos são promovidos pela SBC e serão realizados em conjunto. O Coordenador Geral é o Professor Doutor Henrique Nou Schneider, da Universidade Federal do Sergipe (UFS); em entrevista à SBC, ele falou sobre a reintegração dos dois eventos, as principais atrações e as novidades do SBIE-WIE 2011.
I. Qual é a expressividade do SBIE-WIE no cenário nacional?
Professor Henrique Nou Schneider (HNS) – O SBIE-WIE é o principal fórum de discussão da problemática que envolve o uso das tecnologias na educação no Brasil. No âmbito do SBIE são apresentados os avanços tecnológicos oriundos das pesquisas; já o WIE é o espaço que traz os relatos das experiências do emprego efetivo das TIC na educação.
II. O SBIE e o WIE já ocorreram juntos anteriormente?
HNS – Sim, conforme me informou a Professora Sônia Sette (UFPE), o WIE, inicialmente, estava ligado ao SBIE, mas depois passou a ser realizado no escopo do Congresso da SBC. Agora houve a reintegração dos dois eventos em um único Congresso.
III. Quais as novidades em relação às edições anteriores?
HNS – A primeira grande novidade é a reintegração dos dois eventos SBIE-WIE e o aumento da duração do Congresso, que passou a ter cinco dias. Também houve a reestruturação das trilhas (temas) do SBIE (sete) e a permanência das três do WIE, com o objetivo de dar maior organicidade epistemológica. Neste ano, além das sessões de comunicação de trabalhos, workshops, oficinas, minicursos e concurso de teses/dissertações/TCC, será oferecido um total de quatro mesas redondas e uma palestra, superando, neste quesito, as edições anteriores. Dos doze palestrantes convidados, dois são portugueses e um equatoriano.
IV. As inscrições podem ser feitas no dia e no local do evento?
HNS – Sim. Estamos reservando espaço e material para viabilizar inscrições no primeiro dia do Congresso.
V. Qual é a expectativa em relação ao número de participantes?
HNS – Trabalhamos com a expectativa de superarmos mil inscrições.
VI. Quais são as atividades oferecidas pelo SBIE-WIE?
HNS – Na esfera científica, teremos as comunicações de trabalhos (artigos longos e artigos resumidos), oficinas, workshops, minicursos, concurso de teses/dissertações/TCC e palestras/mesas redondas. Na parte social, estamos preparando uma confraternização, além das opções de passeios oferecidas pela agência de turismo oficial.
VII. Quais são e como estão organizados os tópicos de interesse do evento?
HNS – Os tópicos estão organizados em dez trilhas, sendo sete do SBIE e três do WIE. No SBIE, as trilhas são: I – Uso de Tecnologias de IA na Educação; II – Objetos de Aprendizagem; III – Modelagem e Simulação; IV – Informática Especial na Educação; V – Ambientes de Aprendizagem; VI – Uso da Engenharia de Software na Educação; VII – Pesquisas Empíricas do Uso Educacional de Tecnologias. Já no WIE, as trilhas são: I – Relatos de Experiência de Uso de Tecnologia na Educação; II – Formação de Recursos Humanos em Informática na Educação; III – Impactos das Tecnologias Educacionais na Sociedade.
VIII. Como foi realizado o processo de seleção dos trabalhos que serão apresentados?
HNS – O processo de seleção seguiu as diretrizes propostas pelo CEIE (Comitê Gestor de informática na Educação) da SBC. Os trabalhos foram coordenados pelos presidentes do Comitê de Programa do SBIE e do WIE. Dessa forma, os trabalhos foram distribuídos para avaliação nas trilhas especificas. Cada trilha foi coordenada por um chair previamente eleito dentre os Membros do Comitê de Programa, que, este ano, contou com a colaboração de mais de 150 membros convidados. O sistema utilizado para o gerenciamento dos trabalhos foi o JEMS-SBC.
IX. Como foram definidas as temáticas dos minicursos, oficinas e workshops?
HNS – As temáticas estão no escopo das trilhas previamente definidas para o Congresso.
X. Quais são os critérios envolvidos no Concurso de Teses e Dissertações? Como serão feitas as premiações?
HNS – Os critérios são os mesmos dos anos anteriores, ou seja, consistência e relevância da pesquisa, coesão e coerência do texto, entre outros, distribuídos em dez itens. Os melhores trabalhos de cada categoria receberão um certificado em uma sessão solene.