Resultados da Maratona de Programação 2011

Aconteceu, nos dias 04 e 05 de novembro, em Goiânia (GO), a final brasileira da décima sexta edição da Maratona de Programação. A competição é promovida pela SBC e realizada em parceria com a Fundação Carlos Chagas; o grande vencedor foi o time Challenge Accepted, da UFPE (instituição que já venceu a competição sete vezes), formado por Davi Pinheiro, Filipe Melo, Luiz Silva e pela treinadora Liliane Salgado.Nas posições seguintes, ficaram as equipes Comp-Ele Error, do ITA, e Modus Ponens Malditos, da UFCG. Universidades tradicionais como USP, Unicamp, UFRGS, UFRJ e UFPR também foram medalhistas, se classificando entre as dez primeiras colocações.

 

As equipes com melhor desempenho se classificaram para a Final Mundial do ICPC, que, desta vez, será realizada em Varsóvia, na Polônia. Para participar da final brasileira, foram selecionados 50 times da primeira fase da Maratona, ocorrida em 17 de setembro, quando 536 times de 191 instituições competiram em várias sedes espalhadas pelo país. A Universidade Federal de Goiás foi a responsável pela organização da final nacional, que teve o Professor Humberto Longo como diretor. A tarefa das equipes consistiu na resolução de 11 problemas em, no máximo, 5 horas; seus programas foram testados com uma ferramenta desconhecida dos competidores e somente os que apresentaram a resposta correta para todas as avaliações foram considerados no placar final.

Antes da Final Mundial, que ocorrerá em maio de 2012, será realizado, entre os meses de janeiro e fevereiro, um treino preparatório para as equipes classificadas. O treinamento acontecerá na Unicamp e contará com o apoio da Fundação Carlos Chagas. Mais informações sobre a Maratona de Programação estão disponíveis no site oficial da competição, no endereço eletrônico: http://maratona.ime.usp.br/resultados11/