Pesquisadores de diversas universidades brasileiras colocam em prática proposta do livro, que dá enfoque a aspectos mais humanos da tecnologia ao analisar os sistemas que dão suporte ao trabalho em grupo, como redes sociais e ambientes virtuais colaborativos
O livro “Sistemas Colaborativos”, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), lançado pela editora Elsevier, acaba de ganhar o 3º lugar na Categoria Tecnologia e Informática do Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do país.
Ele foi escrito por 49 pesquisadores atuantes na área de Sistemas Colaborativos e organizado pelos professores Hugo Fuks (do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio) e Mariano Pimentel (do Departamento de Informática da UNIRIO).
Nesta obra, os conteúdos sobre sistemas colaborativos estão organizados de forma disciplinar, divididos em cinco partes: Fundamentos, Sistemas e Domínios, Técnicas, Desenvolvimento e Pesquisa.
Sistemas Colaborativos é a tradução adotada no Brasil para designar os termos: groupware e “CSCW” (Computer Supported Cooperative Work). Na obra, os autores discutem os sistemas e as técnicas que dão suporte ao trabalho em grupo, dando destaque para alguns aspectos mais humanos e culturais sobre a tecnologia. “Sistemas Colaborativos” é o primeiro livro brasileiro que abrange o estudo da computação integrado às redes sociais, sistemas de comunicação, editores cooperativos, sistemas de compartilhamento de conteúdo e de arquivos, mundos virtuais, ambientes de aprendizagem colaborativa, entre tantos outros.
O objetivo educacional da obra é promover a competência em analisar e projetar sistemas colaborativos para o trabalho e a interação na sociedade conectada, o que mostra uma nova tendência dos cursos de Computação. “Para o estudante da área, não é mais suficiente conhecer bits e bytes, é preciso entender também de gente”, afirmam os organizadores do título.