O Presidente da SBC, Paulo Cunha, estará presente na cerimônia de abertura
Evento promovido pela SBC, a Maratona de Programação é a mais importante competição da área de computação no país, voltada para times de estudantes do ensino superior. Trata-se de um evento mundial, composto por várias fases. No Brasil, a etapa nacional da Maratona de Programação 2012 será realizada nos dias 09 e 10 de novembro, em Londrina, no Paraná, e contará com a presença do presidente da SBC, o professor Paulo Cunha.
A primeira fase da competição ocorreu em setembro, em mais de 35 sedes: 545 times com os melhores programadores de 194 instituições de ensino na área de Computação participaram. O resultado foi a classificação dos melhores 50 times para a Final Brasileira. O evento, que desde 2006 vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas, é concomitante com outras provas no resto da América Latina. Os melhores times da Maratona classificam-se para representar o país na final mundial do International Collegiate Programming Contest, o ICPC, que ocorrerá de 30 de junho a 4 de julho em São Petersburgo, Rússia.
O diretor de Competições Científicas da SBC e professor do Instituto de Computação da UNICAMP, Ricardo Anido, coordena o grupo que prepara os problemas para a prova final. Ele é composto por professores, ex-competidores e profissionais de vários países. Sobre o processo de elaboração dos desafios, Anido ressalta a constante busca por problemas novos a serem incluídos na prova. No final de junho de cada ano é feito um convite (enviado pela lista da SBC, entre outros meios) para todos aqueles que queiram contribuir: esta diversidade é importante para manter a competição interessante.
Outro aspecto que vale a pena ser destacado é o fato de que muitos dos competidores da Maratona, bem como parte daqueles que ajudam na organização e na preparação das provas, são ex-competidores, não apenas da Maratona, mas também da Olimpíada Brasileira de Informática. “Ou seja, o ciclo se fecha”, resume Anido. “Resolver o problema” significa propor um programa de computação (escrito em C, C++ ou Java) que executa corretamente para os dados dos juízes, desconhecidos dos times. Para elaborar estes programas, os competidores dispõem de apenas um computador e todo o material impresso que desejarem levar. Os melhores times da final brasileira se classificarão para a final mundial do ICPC.
Na final brasileira estarão os 50 times classificados na primeira fase, num total de cerca de 220 participantes entre competidores (150), técnicos, pessoal da organização e voluntários. Os times ficarão hospedados no hotel Blue Tree e a competição ocorrerá no Parque de Exposições Ney Braga (onde usualmente ocorrem leilões de animais). O diretor da final brasileira é o professor Jacques Brancher, da Universidade Estadual de Londrina. Mais informações sobre como participar da Maratona de Programação podem ser obtidas em nossa página: https://www.sbc.org.br/maratona, ou na página do Facebook: http://www.facebook.com/maratona