Ocorre, entre os dias 07 e 12 de novembro, em Teresina (PI), a quinta edição da Escola Regional de Informática: Ceará, Piauí e Maranhão (ERCEMAPI 2011). O evento é promovido pela SBC e pretende incentivar o debate e a exposição de pesquisas, tendo em vista a atualização técnico-científica dos profissionais em âmbito regional. Em entrevista à SBC, o Professor Doutor Raimundo Santos Moura (UFPI), Coordenador Geral do evento, falou sobre as expectativas, as novidades e as principais atividades da V ERCEMAPI.
I. Quais as novidades em relação às edições anteriores?
Professor Raimundo Santos Moura (RSM) – O formato da programação da ERCEMAPI consiste em palestras proferidas por pesquisadores convidados e de renome nacional, minicursos e artigos científicos submetidos a um processo de avaliação por um comitê técnico-científico formado por professores pesquisadores dos estados do CE, MA e PI. Este ano foram mais de 70 submissões de trabalhos científicos e apenas 23 aceitos. Também será promovido o Idea Pitch, que será coordenado pelo Prof. Pedro Neto e tem como objetivo estimular apresentações de ideias inovadoras para investidores regionais, para gerar novos negócios.
II. As inscrições podem ser feitas no dia e no local do evento?
RSM – Sim, as inscrições poderão ser realizadas no dia do evento. Entretanto, recomenda-se que os interessados efetivem suas inscrições com antecedência, pois as vagas são limitadas a 300 participantes.
III. Qual é a expectativa em relação ao número de participantes?
RSM – Esperamos contar com a participação de cerca de 300 alunos e profissionais da área de computação e informática dos estados do PI, MA, CE, bem como de outros estados da federação.
IV. De que forma está sendo feito o trabalho de divulgação da ERCEMAPI?
RSM – A nossa divulgação é feita através da propagação de e-mails em diversas listas de discussões dos estados do Norte-Nordeste; da lista SBC-l; de comentários no Twitter e nas redes sociais; de notícias em portais, rádios e TVs regionais. Também temos utilizado os meios de comunicação tradicionais, como folders, cartazes, banners e faixas.
V. Quais são as atividades oferecidas pela ERCEMAPI?
RSM – Durante a ERCEMAPI teremos 4 sessões técnicas com apresentação de artigos científicos; 12 minicursos (MC), sendo 6 MC paralelos. Assim, os interessados poderão participar de 2 minicursos do evento. Além disso, teremos duas palestras por noite, com pesquisadores convidados e de renome nacional.
VI. Quais são os principais tópicos de interesse do evento?
RSM – A ERCEMAPI não possui foco em uma área específica, pois o nosso maior interesse é agregar pesquisadores em discussões diversas. Como uma Escola Regional de Informática (ERI) nossa intenção é discutir temas nas diversas áreas da computação e informática. A lista não exaustiva de tópicos de interesse inclui: Arquitetura de Computadores; Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos; Engenharia de Software; Banco de dados; Linguagens de Programação; Computação Gráfica e Processamento de Imagens; Inclusão Digital; Inteligência Artificial; Linguagens de Programação; Sistemas Hipermídia, Multimídia e Web; Software Livre; além de outros temas relacionados à Computação e à Informática.
VII. Como foram definidas as temáticas dos minicursos e das palestras?
RSM – Os minicursos selecionados passaram por um processo de avaliação, onde os autores enviaram o resumo do minicurso, contendo título, autores (indicando o provável apresentador), instituição de vínculo, currículo resumido dos autores e o próprio resumo. O resumo deveria especificar a estrutura do texto em seções e conter a bibliografia a ser usada. Os tópicos de interesse foram os mesmos tópicos do evento. Em um segundo momento, os autores dos minicursos selecionados submetem, na data indicada, o texto final do capítulo (com até 25 páginas) a ser publicado em livro com ISBN. O formato a utilizado é o da SBC. O processo de revisão foi coordenado pelo Prof. André Soares (UFPI) e contou com a participação de revisores dos demais estados.
Já as palestras foram definidas com a intenção de agregar pesquisadores em discussões diversas, para fortalecer parcerias com outras instituições brasileiras. Este ano, convidamos o Prof. Mário Meireles (UFMA), secretário da regional MA-PI, o Prof. Celso Saibel (UFBA), pesquisador da área de TV digital, O Prof. Edileno Moura (UFAM), pesquisador do grupo de banco de dados e recuperação da informação e o Prof. Erick Passos (IFPI), que recentemente retorno de estágio de doutoramento no MIT e atua na área de jogos.
VIII. Como foi feita a parceria com o Simpósio Piauiense de Informática? É a primeira vez que os dois eventos são realizados em conjunto?
RSM – Os pesquisadores da área de computação e informática da UFPI e do IFPI têm sido parceiros em atividades como a Maratona de Programação. Anualmente, o IFPI realiza o InfoPI (Simpósio Piauiense de Informática), no segundo semente. Quando foi definido que a ERCEMAPI seria realizada no Piauí, convidamos o Prof. Fábio de Jesus e a equipe do IFPI para realizarmos os dois eventos em uma mesma data, evitando concorrência e diminuindo os esforços para a organização. Esta é a primeira vez que os dois eventos são realizados em conjunto, mas, certamente iremos continuar com a parceria para fortalecer cada vez mais o Estado do Piauí.