Na próxima semana, entre os dias 06 e 11 de novembro, será realizado, em Brasília (DF), o XI Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg). Com o objetivo de estabelecer um espaço para a difusão de pesquisas e atividades relacionadas à área, o evento oferece sessões técnicas, minicursos, palestras, painéis e workshops. É promovido pela SBC e, este ano, coordenado pelos Professores Doutores Anderson Clayton Alves Nascimento e Rafael Timóteo de Sousa Júnior, que concedeu uma entrevista à SBC, na qual falou sobre as principais atrações e novidades desta edição.
I. Chegando à sua décima primeira edição, qual é a expressividade do SBSeg?
Professor Rafael Timóteo de Sousa Júnior (RTSJ) – O SBSeg é o principal fórum no País para a apresentação de pesquisas e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas. Por ter uma rica variedade de atividades, o Simpósio integra a comunidade brasileira de pesquisadores e também profissionais do governo e do setor produtivo atuantes nessa área. Em listas de discussão profissionais, como a lista ComSic da comunidade de segurança, nota-se um reconhecimento da importância do evento e da qualidade dos trabalhos e interesses das atividades.
II. Quais as novidades em relação às edições anteriores?
RTSJ – Neste ano, serão abordadas temáticas específicas e de atualidade nas palestras e debates do Fórum de Segurança Corporativa e do Painel de Defesa Cibernética.
III. Qual é a expectativa para esta edição?
RTSJ – Esperamos ter cerca de 300 participantes neste ano.
IV. As inscrições podem ser feitas no dia e no local do evento?
RTSJ – Será mantida no evento uma equipe do comitê de organização local que poderá providenciar as inscrições e apoiar os participantes para outras necessidades.
V. De que forma foi realizado o trabalho de divulgação do SBSeg?
RTSJ – A divulgação contou com os meios tradicionais, como folders e cartazes, que foram distribuídos, sobretudo, na região do Distrito Federal, com apoio de instituições locais, como os Ministérios, o Serpro, o Banco do Brasil e as instituições de ensino. Esse material foi também distribuído pelos meios eletrônicos, como lista de e-mail da SBC e de redes sociais como Facebook, Twitter e Google+. A página do SBSeg tem contado com mais de 200 acessos diários.
VI. Quais são as atividades oferecidas pelo SBSeg?
RTSJ – O SBSeg terá as sessões técnicas de apresentação dos artigos selecionados para a trilha principal, bem como aqueles dos workshops WTICG (Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação) e WGID (Workshop de Gestão de Identidades Digitais). Serão ministrados seis minicursos, que passaram por processo de seleção. Serão apresentadas ainda quatro Palestras Internacionais de renomados pesquisadores e profissionais. Temáticas específicas e de atualidade serão abordadas nas palestras e nos debates do Fórum de Segurança Corporativa e do Painel de Defesa Cibernética. Além disso, será realizada a reunião da Comissão Especial de Segurança da Informação da SBC (CESeg/SBC).
VII. Quais os critérios utilizados na escolha da temática dos minicursos e dos trabalhos apresentados nas sessões técnicas?
RTSJ – As propostas de trabalhos para as sessões técnicas e para os minicursos foram submetidas à avaliação dos comitês técnicos compostos por especialistas de renome nas suas respectivas áreas.
VIII. Como foram escolhidos os palestrantes convidados?
RTSJ – Escolhemos palestrantes de renome, oriundos de instituições de excelência e trabalhando em temas de grande interesse da comunidade. Os convidados foram: Hao Chen, Professor do Departamento de Ciência da Computação da University of California (Davis); Marc Dacier, Diretor do Collaborative Advanced Research Department (CARD) do Symantec Research Labs; Marten van Dijk, Cientista Pesquisador do MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory e RSA Labs; David Chadwick, Professor de Segurança dos Sistemas de Informação da University of Kent (Reino Unido). É válido ressaltar ainda que Marc Dacier é um dos criadores do Recent Advances on Intrusion Detection (RAID), o principal evento internacional nesse domínio.
IX. Quais são os principais tópicos de interesse de cada workshop?
RTSJ – O I Workshop de Gestão de Identidades (WGID) abordará temas referentes à Gestão de Identidades Federadas, Interoperabilidade entre Sistemas de Gestão de Identidade, Estrutura e Funcionamento desses Sistemas em Ambiente Distribuído e com Mobilidade de Usuários. O Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG) trata de temas que vão desde as Tecnologias Básicas de Esteganografia, Criptografia e Controle de Acesso a suas Aplicações em Ambientes Distribuídos e Novas Arquiteturas de Virtualização, Computação em Nuvem e Serviços de Software.