Conheça os projetos selecionados para a próxima fase do Selo de Inovação SBC

Trabalhos serão apresentados durante o Congresso da SBC, em agosto

O Selo de Inovação SBC já tem os cinco projetos selecionados que seguem para a próxima fase do concurso. Os resultados foram apresentados hoje, 5 de julho, pela organização do Selo e os trabalhos concorrentes agora seguem para a etapa de apresentação, que acontecerá no dia 4 de agosto, durante o COMPUTEC, um dos eventos que integram o Congresso da SBC.

Promovido pela SBC como apoio ao Ecossistema Brasileiro de Startups, o Selo de Inovação seleciona projetos de Computação desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. O foco da iniciativa é promover a inovação no ambiente acadêmico.

Para concorrer, além do caráter inovador, os projetos acadêmicos também deveriam levar em conta as soluções relacionadas ao tema escolhido e ter um protótipo para apresentação. Ao final do concurso, o Selo de Inovação 2022 premiará três projetos que, como contrapartida, serão amplamente divulgados nos canais de comunicação da SBC (site oficial, listas e redes sociais). O trabalho melhor avaliado terá um espaço de divulgação na Revista Computação Brasil.

Em 2022, uma comissão formada por 25 especialistas avaliou as 25 propostas recebidas. Os critérios de avaliação, definidos previamente em edital, foram: originalidade e grau de inovação, relevância e impacto para sociedade, aplicabilidade e mercado, criatividade, viabilidade, chances de sucesso e modelo de negócio, e, por fim, grau de dificuldade.

SELECIONADOS

Foram cinco as propostas que avançaram para fase de apresentação. Nela, cada proponente poderá desenvolver um pitch de até 5 minutos. Conheça abaixo, por ordem alfabética de seus títulos, os projetos selecionados:

“Chart Lab: criando gráficos em linguagem simples para o entendimento de todos”, dos autores Rodrigo Oliveira e Jonice Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), e Claudia Cappelli (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ);

“Escola de Games”, dos autores Ana Paula Boaventura, Esdras Bispo Jr., Marcos Wagner Ribeiro, Pedro Henrique Franco e Matheus Manfrim (Universidade Federal de Jataí – UFJ), e Ana Carolina Inocêncio e Thiago Borges de Oliveira (Universidade Federal de Goiás – UFG);

“OpenSoils – Inovando na Agricultura Digital”, dos autores Élton Marinho, Anderson Silva e Sabrina Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), e Sérgio Manuel Serra da Cruz (PPGI/DCC/UFRJ), Antoanne Pontes (CESAR School, UFRJ/PPGI) e Ronilson Pinho (Cefet – RJ);

“sAIgns – Universalizando língua de sinais”, do autor Davi Neiva (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE);

“VisStoryMaker: Uma Ferramenta de Apoio para Exploração e Construção de Histórias com Dados”, dos autores Dieinison Braga, Marisa Silva e Simone Barbosa (PUC-Rio de Janeiro) e Raul Lima (Datamint Sistemas e Serviços LTDA).

Foram 25 jurados envolvidos no ecossistema de Inovação e Empreendedorismo escolhidos pela Diretoria de Articulação com Empresas para a etapa de seleção, a saber: André Marins, André Raabe, Augusto Neto, Billy Pinheiro, Carlos Ferraz, Claudia Cappelli, Daniela Brauner, Eduardo Cerqueira, Esteban Clua, Fabio Verdi, Ismayle Sousa Santos, Javam Machado, Jose Henrique Dieguez Barreiro, Kival Weber, Leandro Bueno, Marcia Ito, Mariana Francisco, Michele Nogueira, Michelle Wangham, Mirko Perkusich, Roberto Mayer, Rossana Andrade, Ruy Quadros, Tanara Lauschner, Tecia Carvalho.