ACM indica professor brasileiro do CTC/PUC-Rio à categoria de Fellow

O professor Carlos José Pereira de Lucena, do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) foi indicado a fazer parte da categoria de Fellow da ACM- Association for Computing Machinery- que é uma das maiores e mais prestigiadas bases internacionais de estudo e pesquisa na área da computação, possuindo mais de 78 mil membros. A categoria Fellow, termo usado frequentemente em contextos acadêmicos, é o mais alto posto da ACM e fazem parte dela apenas 1% de seus membros.

Essa categoria foi criada pela ACM em 1993 e visa reconhecer notáveis personalidades para liderança técnica e profissional que contribuam ao incentivo e desenvolvimento à pesquisa na área da tecnologia.

 

Segundo consta no site da ACM (http://www.acm.org/press-room/news-releases/2013/fellows-2013) o professor Carlos de Lucena foi nomeado por sua contribuição em software engineering e multiagent systems e também por trabalhos voltados a ciência da computação. Carlos José Pereira de Lucena que tem pós-doutorado pela IBM Research, é pesquisador associado do Fraunhofer Institute FIRST em Berlim e membro do corpo editorial de diversos periódicos internacionais como Communications of the ACM, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Journal of Formal Aspects of Computing e Journal of Agent-Oriented Software Engineering (IJAOSE) é também Fellow da Fundação Guggenheim, Fellow da WAS(Academy of Sciences for the Developing World), associado fundador da Sociedade Brasileira de Computação(SBC) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

A cerimônia de posse dos novos membros da ACM será realizada em 21 de junho de 2014, em San Francisco