Workshop traz debates sobre o ensino da Computação
Instituir a disciplina de computação no ensino médio é uma das propostas
Em sua vigésima edição, o Workshop sobre Educação em Computação (WEI) visa aprofundar questões sobre o ensino da Ciência da Computação nas universidades. O evento faz parte do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2012), que está sendo realizado até dia 19 de julho, em Curitiba, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná.
O principal tema debatido entre os professores no WEI é a inovação no ensino de graduação e Ensino Médio. Diante de desafios como desmotivação de alunos de um lado e exigências de professores de outro, as discussões centraram-se em torno de possíveis soluções para estes problemas.
Entre as propostas apresentadas está a de utilizar novos métodos e ferramentas para familiarizar o estudante com temas complexos. Mirella Moro, professora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), salientou a importância de integrar a Computação nas disciplinas do ensino médio. “A ideia é que ela não seja confundida com reparo de máquinas ou produção de softwares, mas sim como uma forma de pensar e resolver problemas”, afirma a professora.
O professor José Palazzo, do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), enfatizou que os alunos precisam estar preparados para enfrentar um curso exigente e com assuntos complexos que envolvem raciocínio lógico e criatividade. “O desafio é convencer o aluno a se dedicar mais. O ensino não é diversão, não precisa ser palatável. Trata-se do estudante encarar questões difíceis e superá-las”, comentou Palazzo.
Cobertura CSBC 2012