O uso de jogos educacionais têm se tornado uma ferramenta de apoio que proporciona melhorias no processo de ensino e aprendizagem, pois estimula o aluno a aprimorar suas habilidades de cognição, criatividade e persistência. No que se refere a jogos educacionais para pessoas com Deficiência Intelectual, os desafios são maiores, pois há que se considerar a variação de inteligência e tipo de deficiência.
O nível de dificuldade do jogo é um dos fatores que influenciam o engajamento do jogador. Os níveis que contém atividades difíceis, requerem uma grande resiliência por parte do jogador, além de, algumas vezes, produzirem ansiedade. Em contraste, níveis com atividades fáceis podem parecer tediosos por não apresentarem desafios.
A utilização de jogos com dificuldades personalizada, que se adapte às características do jogador, pode despertar um engajamento maior e auxiliar no processo ensino-aprendizagem. A utilização de técnicas da Inteligência Artificial como os algoritmos de Aprendizagem de Máquina é uma forma de criar dificuldades personalizadas, pois atende a individualidade de cada aluno.
Este projeto tem como objetivo aplicar técnicas de inteligência artificial em jogos educacionais para auxiliar pessoas com Deficiência Intelectual. Além disso, os jogos também podem ser usados por crianças, cujo assunto abordado esteja de acordo com a faixa etária e nível de escolaridade.
Coordenação do projeto : Prof.ª Dra. Helyane Bronoski Borges
Contato : helyane@utfpr.edu.br