Há 20 anos, em 2004, a comunidade da Computação participava do primeiro Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). O evento viria, nos anos seguintes, a consolidar-se como o mais importante simpósio na área de Sistemas de Informação do Brasil. Hoje, ele é um dos principais eventos realizados anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), através da sua Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI). Em 2024, o SBSI celebra a sua vigésima edição com uma programação especial, sendo realizado de 20 a 23 de maio, no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.
A edição comemorativa é organizada pelo Departamento de Ciência da Computação da UFJF e vem sendo cuidadosamente planejada há um ano. Com o tema “Perspectivas e Tendências dos Sistemas de Informação na Agricultura Digital”, o evento trará discussões que pautam as ferramentas tecnológicas utilizadas pelo agronegócio brasileiro, um dos maiores produtores de grãos e carne do mundo, para elevar sua produção de forma a superar a demanda global de alimentos.
A expectativa é de que o SBSI 2024 receba cerca de 300 participantes e a programação traz diferenciais importantes a exemplo da live #EsquentaSBSI, realizada no dia 18 de abril, via YouTube, e da preparação de um livro especial de memórias do evento.
“Tudo está sendo preparado com muito cuidado e dedicação. A programação está diversificada e alinhada ao marco das 20 edições. Teremos uma palestra internacional, uma palestra nacional, painéis, minicursos, além da novidade do painel das Meninas Digitais em Sistemas de Informação, que acontecerá pela primeira vez dentro do SBSI, e o painel de 20 anos, que resgatará momentos marcantes do evento durante sua existência”, destaca o professor Ronney Moreira de Castro (UFJF), um dos coordenadores gerais do evento.
Destaques
Com inscrições abertas, o SBSI 2024 traz entre os destaques de programação um painel alusivo aos 20 anos, que abre o evento, além também de uma palestra internacional com o renomado pesquisador Fred Niederman (Association for Information Systems), uma palestra nacional com a Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, uma Master Class na área de Agricultura Digital, ministrada pelo professor Stanley Robson Oliveira, também da Embrapa
O evento contará ainda com o concurso de Teses e Dissertações e de Trabalhos de Conclusão de Curso, dois minicursos e sessões das trilhas, atividades em que será possível conhecer um pouco mais dos trabalhos acadêmicos e das pesquisas que estão sendo realizadas na área no Brasil.
Sistemas de Informação
Há 20 anos o cenário da área de Sistemas de Informação era bem diferente e iniciativas como o SBSI contribuíram fundamentalmente para o desenvolvimento da área. Para rememorar essa evolução, um livro vem sendo organizado pela Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI). “Nessa obra, que resgata a história dos Sistemas de Informação no Brasil, reunimos relatos de pessoas que estiveram presentes naquele momento de estruturação da área, na criação das Diretrizes Nacionais, na criação da CESI, do SBSI, e de várias outras iniciativas que edificaram e sustentaram a área ao longo dos anos. É uma área que vem se consolidando, com o esforço e suor de muitas pessoas engajadas e comprometidas que fazem parte da comunidade de SI no Brasil”, explica o professor Valdemar Vicente Graciano Neto (UFG), coordenador da Comissão, que co-assina a edição do livro com o professor Rodrigo Santos (UNIRIO).
De acordo com o coordenador, tanto o SBSI, como a iSys – Brazilian Journal of Information Systems, revista associada à CESI, são os veículos de produção e disseminação de conhecimento em Sistemas de Informação mais importantes do Brasil. “A qualidade dos artigos têm aumentado a cada ano e a pesquisa em Sistemas de Informação tem sido melhor caracterizada com os vários esforços que têm sido feitos por membros da comunidade. O evento vem mudando, evoluindo, e a introdução das master classes, a presença dos já tradicionais minicursos e os eventos que integram o SBSI têm sido os grandes responsáveis por formar novos doutores e fomentar o encontro, diálogo e colaboração dos pesquisadores brasileiros em Sistemas de Informação. Iniciativas como os Grandes Desafios em Sistemas de Informação, que foram concebidos para a década de 2016-2026 e que já têm uma nova versão para 2027-2037, são outro exemplo de iniciativa gestada dentro do SBSI e que contribui para criação e disseminação de conhecimento no Brasil”, destacou Valdemar Neto.
As inscrições para o SBSI estão abertas e o site traz todas as informações do evento: https://sbsi2024.ufjf.br/.