Em 2014, o tema do Seminário Nacional de Inclusão Digital é “Educação em tempos de conexão, abundância e compartilhamento”. Tal temática nasce da observação de que a Educação, inserida em um contexto de conexão e de espaços digitais poderosos de autoria, deve mudar, apropriando-se das tecnologias de inclusão digital de forma inovadora, inusitada, revolucionária e criativa!
A Universidade de Passo Fundo – UPF , nestes 9 anos de atividades na área de Inclusão digital, colaborou significativamente para a transformação da sua região de abrangência, tanto no que se refere à produção do conhecimento através da abertura de campos de pesquisa, quanto na articulação de suas ações junto à comunidade através da graduação, pós-graduação e projetos de extensão. No âmbito desta vinculação com a comunidade, é possível apontar preliminarmente para o projeto de extensão Mutirão pela Inclusão Digital.
O Senid nasce do imbricamento destas duas frentes de ação e produção do conhecimento da Instituição e está estreitamente vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital do curso de Ciência da Computação. O grupo está organizado em torno de duas linhas de pesquisa, sendo que o evento tem seu aporte nas pesquisas da linha Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital, cujo objetivo da linha é Estudar e pesquisar de tecnologias, metodologias e ações de inclusão digital que tenham por base as questões estudadas e pesquisadas na linha de pesquisa Estudos da Cibercultura e para a linha Processos Educativos e Linguagem do Mestrado em Educação UPF.
Acesse http://senid.upf.br/2014/wpcontent/uploads/2014/01/trabalhos_aceitos_Senid_2014.pdf e confira os trabalhos selecionados.
Site informativo do Senid.