O Sistema ADAN-WEB já encontra-se disponível para acesso

Interessados no estudo do sistema cardiovascular humano podem acessar o aplicativo

 

Desenvolvido nos últimos quatro anos pela equipe do HeMoLab o ADAN-WEB contou com o suporte  do MCTI, CNPq, FAPERJ, CAPES e FINEP dentre outras instituições de apoio às atividades de P&D no País. O Sistema pode ser acessado livremente empregando qualquer browser com suporte WebGL.

O revolucionário sistema ADAN-WEB está disponível para o acesso de médicos e demais usuários interessados no estudo do sistema cardiovascular humano. O aplicativo fornece, através da visualização 3D, a hemodinâmica (pressão e fluxo de sangue) junto à morfometria (diâmetro do lume, espessura da parede e comprimento do distrito arterial) de cada vaso sanguíneo. Através de simulação computacional o sistema arterial é mapeado originando as descrições anatômicas detalhadas de 2.142 artérias computadas no aplicativo, quase todas as artérias conhecidas na literatura médica.

As doenças cardiovasculares como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) são a principal causa de morte da população mundial. O Brasil está entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares e, segundo o Ministério da Saúde, um em cada três brasileiros morre vítima de doenças cardíacas.

O Dr. Marco Aurélio Passos, professor do departamento de anatomia da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), atuou como consultor na área médica do sistema ADAN-WEB. Ele fala que o objetivo principal no desenvolvimento do sistema foi fazer algo bem próximo da realidade ao desenvolver um modelo matemático da rede arterial com toda sua complexidade incluindo seus principais componentes. “O ADAN é o trabalho mais fidedigno ao sistema cardiovascular humano que existe e não simplesmente reproduz a anatomia humana, mas apresenta o comportamento dinâmico cardiovascular”, explica. O aplicativo é algo revolucionário, sem igual no Brasil nem no exterior. Quanto à multidisciplinaridade das áreas de atuação do sistema, Passos fala que “é um sistema que permite, do ponto de vista da pesquisa, da educação e do planejamento da atuação médica, fazer todas as simulações possíveis. Na área médica permite ao profissional a simulação que ele nunca poderia fazer em um ser humano”. O sistema ADAN está sendo aperfeiçoado com a criação de protocolos de dados de exames reais, aplicados em pacientes, “o modelo está sendo calibrado de modo que seus dados irão se aproximar cada vez mais da precisão do corpo humano”, esclarece o professor.

Dr. Marco Aurélio fala também que o desenvolvimento de um sistema de tão grande alcance e importância como o ADANWEB estimula a expansão do interesse na criação de projetos de pesquisa. “Quase 100% dos estudos brasileiros são financiados pelo estado. Projetos como esse servem também para aproximar as esferas privadas das pesquisas de modo que elas passem a contribuir mais com investimentos”.

O desenvolvimento do sistema ADAN-WEB é de total relevância ao país tanto no universo da medicina quanto em âmbito simulatório computacional e impulsiona o Brasil no quesito de desenvolvimento e visibilidade tecnológica no cenário nacional e internacional.

Mais  informações sobre o Sistema ADAN-WEB em  http://hemolab.lncc.br/adan-web