Selo de Inovação SBC seleciona cinco projetos que avançam para a próxima fase do concurso

Trabalhos serão apresentados durante o Congresso da SBC, em julho

A edição 2025 do Selo de Inovação SBC já tem seus cinco projetos finalistas definidos. O resultado foi divulgado no dia 17 de junho pela organização do concurso, e os trabalhos agora avançam para a etapa de apresentação, que será realizada no dia 21 de julho, durante o COMPUTEC, um dos eventos que compõem o 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em Maceió (AL), de 20 a 24 de julho. 

Neste ano, a organização do Selo recebeu 29 propostas, avaliadas por uma comissão composta por especialistas do ecossistema de Inovação e Empreendedorismo. Os critérios utilizados incluíram originalidade, relevância social, aplicabilidade, modelo de negócio, viabilidade técnica e grau de inovação.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Selo de Inovação é uma iniciativa voltada ao incentivo da inovação tecnológica no ambiente acadêmico, com foco especial em projetos desenvolvidos por estudantes de graduação, mestrado ou doutorado. A proposta é aproximar ciência, tecnologia e empreendedorismo, valorizando soluções com potencial de impacto real na sociedade e no mercado.

Além de apresentar um protótipo funcional, os trabalhos inscritos precisam alinhar-se ao tema do edital e demonstrar caráter inovador. Os três projetos mais bem avaliados serão contemplados com o Selo de Inovação SBC 2025 e terão ampla divulgação nos canais institucionais da entidade. O projeto com maior destaque também ganhará espaço na SBC Horizontes..

PROJETOS SELECIONADOS
Os cinco trabalhos que avançam para a fase final participarão de uma sessão de pitches com duração de até cinco minutos cada. Confira, em ordem alfabética dos títulos, os projetos finalistas do Selo de Inovação SBC 2025:
  • Alfaba: Interface Tangível para Suporte à Alfabetização
    Autora: Laura Quevedo Jurgina (Universidade Federal de Pelotas – UFPEL)
  • HackInSDN: Plataforma Inteligente de Laboratório como Serviço para experimentação em Cibersegurança
    Autores: Ítalo Valcy S. Brito e Leobino Nascimento Sampaio (Universidade Federal da Bahia – UFBA)
  • Learner’s Journey
    Autores: Eduardo Gomes de Oliveira e Tadeu Moreira de Classe (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO), Andre Silva de Oliveira, Bruno Bastos Manso e Ronney Moreira de Castro (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF)
  • Plataforma de Programação Quântica Ket
    Autores: Evandro Rosa, Rafael de Santiago e Jerusa Marchi (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC)
  • Takere – Plataforma no-code para aplicativos de mHealth
    Autores: William Niemiec, Anderson R. Tavares e Erika Cota (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

Os autores foram notificados do resultado por e-mail no dia 17 de junho. Na próxima etapa, terão a oportunidade de defender seus projetos diante da banca avaliadora durante o Congresso da SBC, com o objetivo de conquistar o Selo de Inovação e ampliar a visibilidade de suas soluções no cenário nacional.