Conheça a programação do Curso de Qualidade em Ensino de Computação na Educação Básica 2025

Em um momento estratégico para o avanço da Computação nas escolas brasileiras, educadores, pesquisadores e gestores públicos se reúnem no dia 20 de julho, em Maceió (AL), para discutir os rumos da implementação da BNCC Computação. A pauta estará em destaque no 6º Curso de Qualidade em Ensino de Computação na Educação Básica (CQEB 2025), evento que integra a programação oficial do 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).

O evento propõe um espaço de diálogo sobre os desafios, políticas públicas e práticas pedagógicas que envolvem o ensino de Computação na Educação Básica. A iniciativa busca fortalecer a atuação de professores e redes de ensino frente às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, que já inclui a Computação como uma das competências obrigatórias da etapa da Educação Básica.

O evento é coordenado pelo professor Rodrigo Duran (IFB), recém eleito como novo Diretor de Educação da SBC, e também membro da comissão que coordena o Programa de Mestrado Profissional em Educação de Computação em Rede Nacional (PROFCOMP).

A sexta edição do CQEB 2025 será realizada no Centro de Inovação de Maceió, das 8h30 às 18h, e contará com palestras, painéis e um workshop prático, reunindo nomes de destaque da área. Entre as temáticas discutidas estão: desenvolvimento de currículos pelas redes a partir da BNCC Computação; oferta formal do ensino de Computação na escola (oficina, projeto, componente curricular, outros); formação docente – inicial e continuada; desenvolvimento de material didático; e contratação de docentes para atuação na Educação Básica.

Programação

A abertura será feita por Larissa Santa Rosa, do Ministério da Educação (MEC), que apresentará as políticas públicas e iniciativas desenvolvidas no âmbito do Ministério que impactam e promovem o ensino da Computação no Brasil.

O primeiro painel abordará a formação de professores, com foco em programas como o PROFCOMP, iniciativa da CAPES e da SBC voltada à qualificação docente na área. Participam da discussão os professores Rodrigo Duran (IFB), Edison Ishikawa (UnB) e a própria representante do MEC.

No segundo painel, o foco serão as práticas pedagógicas em Computação. Tiago Cauassa (ControlBot e Fundação Micro:bit), Amaury Antonio de Castro Junior (UFMS) e Maria Marinho da Silva (Secretaria Municipal de Educação de Maceió) apresentarão experiências em sala de aula com metodologias como robótica educacional e computação física.

Encerrando o dia, será realizado um workshop com Tiago Cauassa, demonstrando como o uso da plataforma Micro:bit pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento computacional de forma lúdica e engajadora.

As inscrições para o CQEB 2025 estão abertas e devem ser feitas pelo sistema ECOS da SBC. Quem já está inscrito no CSBC pode editar sua inscrição e adicionar o curso à sua programação. Saiba mais e inscreva-se: https://csbc.sbc.org.br/2025/cqeb.