SBSI tem recorde de submissões nas trilhas técnicas

O IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), que acontece em João Pessoa (Paraíba) entre os dias 22 e 24 de maio, teve um número recorde na submissão de trabalhos para as trilhas técnicas do evento. Foram 294 artigos, 44.8% a mais do que o ano anterior. O Congresso discutirá o tema “Sistemas de Informação e os Desafios do Mundo Aberto”, definido a partir de discussões da equipe de organização, foi, como conta uma de suas organizadoras, Ayla Rebouças, inspirado em uma palestra do TED.

Ayla Rebouças explica que o principal objetivo de trazer esse tema ao SBSI 2013 é “promover discussões e atrair pesquisas que tratem dos desafios de desenvolvimento e uso de sistemas em um mundo cada vez mais colaborativo, compartilhado, transparente e com maior distribuição de poder”. O congresso contará com uma novidade: o Fórum de Educação em Sistemas de Informação (FESI). Neste fórum ocorrerá uma reunião do grupo de trabalho para atualização do Currículo de Referência da SBC para cursos de Sistemas de Informação.

O evento terá também workshops, já tradicionais ao SBSI, como o V Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico (WCGE), o VI Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI) e o VII Workshop Brasileiro em Gestão de Processos de Negócio (WBPM). Além disto, minicursos também irão compor a programação do congresso. Como esclarece Ayla Rebourças, eles foram escolhidos a partir de um processo criterioso de seleção feita por um comitê. As temáticas dos minicursos “visam tratar sobre questões relacionadas a aspectos fundamentais e a tecnologias emergentes para modelagem, desenvolvimento e gestão de Sistemas de Informação”.

O SBSI terá três palestras, cujos temas foram definidos a partir da escolha dos palestrantes, considerando o tema principal do evento.  Serão duas palestras internacionais. Uma com o professor Marlon Dumas, um dos nomes de destaque da atualidade em gerenciamento de processos de negócio e computação orientada a serviços, e outra com o professor Fábio Oquendo, laureado com Premio de Excelência Científica do Ministério de Pesquisa e de Ensino Superior, na França, onde é Diretor de Pesquisa no IRISA. A palestra nacional será do professor Fabrício Benevenuto, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vencedor do prêmio Capes de Teses de 2011. Sua pesquisa tem produzido um grande número de artigos amplamente citados e ele é referência nacional em pesquisa em Análise de Redes Sociais.

A coordenação do evento espera um público de 450 pessoas. A inscrição no congresso permite a participação em todas as atividades, com a exceção dos minicursos, para os quais é necessário que se realize uma inscrição específica. Sócios da SBC terão desconto nas taxas de inscrição, que podem ser conferidas no site do SBSI.