SBC apresenta Referenciais de Formação para os Cursos de Bacharelado em Inteligência Artificial


A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) apresenta os Referenciais de Formação para os Cursos de Bacharelado em Inteligência Artificial. O documento está disponível na biblioteca digital de acesso aberto da SBC, a SBC OpenLib (SOL), e visa auxiliar no desenvolvimento de matrizes curriculares e Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) em Instituições de Ensino Superior no Brasil.

Os Referenciais foram elaborados por uma comissão formada pelas professoras Anne Magály de Paula Canuto (UFRN), Aurora Trinidad Ramirez Pozo (UFPR), Gina Maira Barbosa de Oliveira (UFU), Itana Maria de Souza Gimenes (UEM), Leliane Nunes de Barros (USP), também professor Denis Deratani Mauá (USP), e tem contribuições valiosas da professora Rosa Maria Vicari (UFRGS). 

A tecnologia de Inteligência Artificial tornou-se cada vez mais importante no mundo moderno devido às suas inúmeras aplicações e benefícios que estão mudando rapidamente a forma como vivemos. Esses avanços foram possíveis graças à ampla disponibilidade de grandes conjuntos de dados, ao aumento do poder computacional e às melhorias algorítmicas. 

“A IA gera e elimina empregos, e também muda as habilidades necessárias para a formação acadêmica em muitas áreas do conhecimento. Para que os alunos de hoje consigam trabalho, as habilidades de saber usar a IA, saber desenvolver a IA e saber cocriar com a IA são fundamentais”, afirma a Diretora de Educação da SBC, a professora Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ). 


A demanda por cursos de formação em Inteligência Artificial é mundial. No Brasil, a concentração de expertise em IA é muito baixa. De acordo com o relatório da Harvard Business Review, de 2021, a concentração de talentos de IA no país é de 0,2 e é está centralizada quase exclusivamente em São Paulo. Por conta de todo o avanço da área nos últimos cinco anos, a demanda por referenciais de formação de cursos é crescente em todo o mundo. 

“Quando comecei a me debruçar na construção da Estratégia de IA para o Brasil, encontrei a demanda por este perfil de formação em vários países. Então, é de se esperar que exista a procura e que novos cursos na área de IA estejam sendo propostos mundialmente. No Brasil, por exemplo, existem o curso de Bacharelado em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás e os cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial das PUC-RS, PUC-SP e PUC-Campinas”, destaca a professora Rosa Maria Vicari (UFRGS), que atuou como consultora na formação dos referenciais da SBC, contribuindo fundamentalmente.

Elaboração

A construção dos Referenciais de IA era uma demanda de longa data da SBC. Por meio de sua Diretoria de Educação e sua Comissão de Educação, a Sociedade promoveu no Workshop de Educação em Computação (WEI) de 2020 e no Curso de Qualidade (CQ) de 2021 discussões sobre cursos emergentes na área de Computação no Brasil e no mundo. A partir desses eventos, iniciou-se o processo de produção de referenciais de formação para os cursos emergentes de Ciência de Dados, Cibersegurança e Inteligência Artificial que, apesar de já existentes no Brasil e em outros países, ainda não fazem parte das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para cursos superiores do MEC.

Assim, a proposta deste referencial foi inicialmente conduzida pela professora Itana Maria de Souza Gimenes, Diretora de Educação da SBC durante o período de 2019-2023, com uma primeira versão elaborada em 2022.

“Foi um trabalho coletivo que envolveu representantes dos Comitês Especiais da SBC nas áreas de Inteligência Artificial e Inteligência Computacional e o engajamento de todos os professores e pesquisadores da comissão. Numa segunda etapa, convidei a professora Rosa Vicari, como especialista na área de Educação em IA, para um trabalho de revisão que trouxe importantes contribuições, pois foi baseado fortemente na visão das principais instituições internacionais de IA, isto é, ACM, AAAI e EEEI. Nesta revisão, fomos incansáveis na busca do melhor documento possível, levando em conta as estratégias e vocações nacionais”, explica a professora Leliane Nunes de Barros, que coordenou o trabalho. 

Para a elaboração do documento, a equipe encontrou referências curriculares importantes em cursos já desenvolvidos pelo mundo, por exemplo, na Universidade de Amsterdã,  University of Edinburgh, Carnegie Mellon University, University of Pittsburgh, Nanyang Technological University, Singapore University of Technology and Design, entre outros.

Destaques 

O documento reflete a necessidade de um profissional em IA ter conhecimento das diversas sub-áreas da IA, para além do Aprendizado de Máquina e Ciência de Dados, incluindo Representação de Conhecimento, Raciocínio, Modelos Simbólicos, Multiagentes, Planejamento, Raciocínio sob Incerteza, entre outros tópicos difíceis de serem abordados dentro de um curso de Ciência da Computação. 

“Os Referencias de Formação em IA destacam-se pela atualidade e alinhamento com diretrizes internacionais e, refletindo os desafios atuais, incluem aspectos éticos, legais e os impactos sociais da IA. O documento está organizado em sete eixos de formação o que facilita a compreensão das competências necessárias. Assim como outros referenciais propostos pela SBC, o projeto permite flexibilidade para as instituições de ensino adaptarem os referenciais de acordo com suas estratégias e vocações”, resumem as professoras Leilane Barros e Rosa Vicari. 

Conheça a íntegra dos Referenciais de Formação para o Curso de Bacharelado em Inteligência Artificial. Acesse na SOL a versão digital completa do documento: https://doi.org/10.5753/sbc.ref.2024.139