Um marco na história da SBC, o livro “Memórias da Sociedade Brasileira de Computação” teve a sua segunda edição lançada recentemente, durante o 44º CSBC, realizado em Brasília, em julho de 2024. Obra importantíssima para salvaguardar os mais de 45 anos de trajetória da Sociedade, a nova edição do livro foi lançada 10 anos depois da publicação original, mais uma vez organizada pelo Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Roberto da Silva Bigonha. A versão em e-book do livro já está disponível para leitura e download gratuito na SBC OpenLib (SOL), a biblioteca digital aberta da SBC.
A nova edição traz um relato cronológico detalhado das realizações dos últimos 45 anos da SBC, rememorando acontecimentos e feitos desde os anos que antecederam a criação da Sociedade até os tempos atuais, relembrando figuras importantes para o seu desenvolvimento. “O livro revela fatos que esclarecem como a SBC nasceu, cresceu e prosperou como fruto do trabalho voluntário de um grande número de pessoas imbuídas pelo espírito de colaboração e impulsionados pela visão comum da importância de se ter uma comunidade forte e representativa. Esta obra é muito mais do que uma simples coleção de memórias. É um testemunho do poder da união e esforço de mentes brilhantes em prol do avanço e consolidação da Computação no Brasil”, destaca a presidente da SBC, Thais Batista.
Já no prefácio, o organizador do livro, o Professor Roberto Bigonha, explica que trata-se de uma obra expandida e atualizada com depoimentos de presidentes mais recentes da SBC. Destaca ainda que ambas as obras iniciam-se com um capítulo sobre o arcabouço ideológico que motivou a criação da SBC e a importante busca no Brasil por capacitação e independência tecnológica na construção de computadores. Os capítulos seguem cronologicamente com depoimentos dos presidentes que estiveram à frente da Sociedade ao longo dos anos.
“Essas duas edições buscam, ad perpetuam SBC memorıam, revelar à Comunidade de Computação detalhes de sua história, gerando um registro dos fatos ligados a posições políticas assumidas, providências tomadas e ações executadas pela Sociedade. Espera-se que o conjunto de depoimentos e manifestações aqui relatados permita aos jovens, que agora chegam à SBC, perceberem o papel e a responsabilidade da Sociedade no desenvolvimento da Computação no País e, principalmente, o contexto de seu nascimento e o sonho dos fundadores”, resume o organizador do livro Professor Roberto Bigonha, ainda no prefácio.
Além dele, a edição traz contribuições dos ex-presidentes e das ex-presidentes Claudia Bauzer Medeiros, Claudio Zamitti Mammana, Clesio Saraiva dos Santos, Daniel Alberto Menascé, Flávio Rech Wagner, José Carlos Maldonado, Lisandro Zambenedetti Granville, Luiz de Castro Martins, Paulo Roberto Freire Cunha, Pedro Manoel da Silveira, Raimundo José de Araújo Macêdo e Ricardo Augusto da Luz Reis.
“Os relatos apresentados em ambas edições mostram que a SBC foi construída e funciona com a contribuição de centenas de pessoas que participaram de sua diretoria, conselho, comissões, secretarias, delegacias e coordenações, além dos funcionários da Sede”, completa Bigonha.
A versão on-line do livro “Memórias da Sociedade Brasileira de Computação” está disponível para leitura e download na SOL. Acesse e leia: https://doi.org/10.5753/sbc.14698.1.
Origem do livro
A ideia de organizar a primeira edição do livro surgiu em 2008, durante a realização do XXXVIII Seminário de Computação na Universidade (Secomu), que aconteceu em Belém (PA). O evento foi comemorativo aos 30 anos de existência da SBC e convidou ex-presidentes da Sociedade para que compartilhassem memórias das suas gestões, numa tentativa de resgatar um registro histórico, à época ainda não documentado, de ações e feitos executados pela SBC ao longo daqueles 30 anos. O painel foi intitulado “Memória de Presidentes” e contou com a presença dos ex-presidentes José Carlos Maldonado, Cláudio Zammitti Mammana, Pedro Manoel da Silveira, Ricardo Reis, Silvio R. L. Meira, Flávio Rech Wagner, Cláudia Bauzer Medeiros, Silvio Davi Parciornik e Luiz de Castro Martins. Os Anais do evento, com os artigos que deram origem à primeira edição do livro “Memórias da SBC”, publicado mais tarde, em 2014, estão disponíveis no site da SBC: bit.ly/4cQcWB0.
Mini-documentário
Assim como o livro, um mini-documentário “História da SBC”, lançado pela Sociedade durante as celebrações dos seus 45 anos, também tem como objetivo resgatar as memórias da SBC através de depoimentos de ex-presidentes que rememoram ações realizadas durante suas gestões. O minidocumentário tem narração de Raimundo José de Araújo Macêdo, presidente da SBC entre 2019 e 2023 e, além de trazer relatos da Sociedade, também faz um apanhado histórico sobre o desenvolvimento da Computação no Brasil. O mini-documentário está disponível no site da SBC e também no canal oficial do YouTube. Assista: bit.ly/minidocHistoriadaSBC.