A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma das apoiadoras do DCC Security Day. O evento será promovido pelo Departamento de Ciência Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em comemoração ao Dia Internacional de Segurança da Informação, celebrado no dia 30 de novembro. Também organizado pelo grupo de pesquisa Ciência de Segurança Computacional e de Segurança de Redes (CCSC) da UFMG, o evento tem à frente a professora Michele Nogueira e irá mobilizar fortemente toda a comunidade de Cibersegurança e diversos membros da Sociedade.
O evento acontecerá no dia 29 de novembro, sexta-feira, das 8h30 às 17h, no auditório III do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), em Belo Horizonte (MG). Na programação, palestras, oficinas, minicurso e, como destaque, o “Desafio Alberto Santos Dumont”, uma competição de cibersegurança com equipes mistas do Brasil e da França com o uso do Cyberrange da Airbus. A atividade contará com participantes brasileiros e franceses, todos selecionados no período de inscrição ao evento. A competição tem o apoio da organização do Centro Inria da Universidade de Lorraine, na França.
Dentre as atividades, ocorrerá a palestra “IA Segura e Segurança com IA” que será ministrada pelo diretor de Engenharia e líder do Centro de Engenharia do Google, em São Paulo, Alex Freire. Freire é responsável pelo desenvolvimento, em escala global, de tecnologias antiabuso e recursos para promover a segurança das pessoas em ambiente digital e garantir sua privacidade.
Já a cientista da Computação e professora do DCC, responsável pelo evento, Michele Nogueira, irá ministrar a palestra de lançamento do projeto CNPq “METIS: Mulheres de Exatas em Cibersegurança”. Segundo Michele, apesar da crescente demanda por profissionais que proporcionem a segurança de dados e da grande empregabilidade no setor, apenas 25% dos postos de trabalho em cibersegurança são ocupados por mulheres.
O encerramento estará a cargo do cientista-chefe da Clavis Segurança da Informação, Raphael Machado, que tratará do tema “Vulnerabilidades em Sistemas Críticos”. Raphael é doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e professor do Instituto da Computação da Universidade Federal Fluminense.
Saiba mais sobre o evento no site: https://sites.google.com/view/dcccybersecday/home