O Professor Paulo Roberto Freire Cunha, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-presidente da SBC, foi homenageado pelo Ministério da Educação com a Medalha “Prêmio 50 anos de Serviço Público”, do Ministério da Educação (MEC). A homenagem aconteceu em outubro, no Anfiteatro do Centro de Informática – Campus Joaquim Amazonas, na UFPE.
A Medalha “Prêmio 50 anos de Serviço Público” é uma honraria concedida pelo Governo Federal, através do MEC, para profissionais em reconhecimento à sua longa carreira e ao serviço prestado. A concessão dada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, foi publicada no Diário Oficial da União, do dia 20 de março de 2024, através da Portaria nº 235. A solenidade de entrega da medalha ao Professor Paulo Cunha teve como anfitriões os professores Alfredo Macedo Gomes, Reitor da UFPE, Moacyr Cunha de Araújo Filho, Vice-Reitor da Universidade, e Paulo Henrique Monteiro Borba, Diretor do Centro de Informática. A premiação integrou as comemorações de 197 anos da UFPE.
“Receber esse reconhecimento do MEC não é apenas uma honra pessoal, mas também um marco significativo para a valorização do ensino público e do trabalho coletivo realizado por pessoas extremamente competentes no CIn, na UFPE e em nossas universidades federais. Sinto-me profundamente orgulhoso por ter contribuído, durante essas cinco décadas, para a formação de gerações de estudantes e para o avanço do conhecimento científico, sempre com o intuito de promover mudanças positivas e transformar em realidade um ecossistema de excelência em informática no CIn, na UFPE e no Estado de Pernambuco”, afirmou o Professor Paulo Cunha em seu discurso na solenidade.
Paulo Cunha tem um histórico importantíssimo de contribuição para a Educação em Computação. Atualmente é professor titular do Centro de Informática da UFPE, consultor e assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultor da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações-CPqD. Na SBC, é membro desde 1982 e já atuou como presidente por dois mandatos consecutivos, de 2011 a 2013 e de 2013 a 2015, e como conselheiro de 2015 a 2019.
“Este prêmio também reforça a importância de investirmos e acreditarmos no potencial da educação pública como meio de transformação social. Que essa homenagem seja uma inspiração para todos aqueles que, como eu, dedicam suas vidas à educação, mostrando que o esforço e o compromisso com o ensino e a pesquisa de qualidade de maneira continuada são, de fato, fundamentais e valorizados no nosso país”, reforçou o professor Paulo em seu discurso.
Currículo – Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1974, concluiu seu mestrado em Ciências da Computação em 1977 na mesma instituição e qualificou-se como doutor em Ciência da Computação pela University of Waterloo em 1981. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE por nove anos, de 1995 a 2003 e diretor do CIn de 2005 a 2013. Exerceu a função de diretor da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) entre 2014 e 2022 e recebeu honrarias ao longo de sua carreira, como o título de membro efetivo da Academia Pernambucana de Ciências (APC), concedido em maio de 2020; e o reconhecimento pela Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe de Comendador, oferecida pela Presidência da República no ano de 2008.