Depois de abordar as oportunidades de carreira em CiberSegurança, a Revista Horizontes, periódico jornalístico da SBC, agora traz um novo conteúdo relevante relacionado à área: o impacto da CiberSegurança nas pequenas e médias empresas brasileiras. Em um artigo de opinião assinado pela professora Michele Nogueira (UFMG), a revista destaca o fato das PMEs no Brasil serem alvos de ataques cibernéticos constantes, trazendo ainda mais informações sobre esse problema e sobre os impactos que ele causa.
O texto traz dados atualizados sobre o cenário dos ataques no país, destacando que são mais de 700 milhões de ataques cibernéticos em um período de 12 meses, segundo o Panorama de Ameaças para a América Latina 2024, e explica também os principais tipos e as possíveis motivações para esses ataques. Um ponto crucial, segundo a professora, é a base frágil da cibersegurança em PMEs, assunto que também aprofunda no artigo.
Michele Nogueira é Professora Associada do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – nível 1D. É doutora em Ciência da Computação pela Universidade de Sorbonne, na França, e também coordena o projeto METIS, que incentiva as mulheres a ingressarem no ramo de segurança cibernética.
O conteúdo completo está disponível para leitura gratuita no site da Revista Horizontes: horizontes.sbc.org.br/.
Dada a sua importância e atualidade, a CiberSegurança é assunto que vem sendo pauta de diversas iniciativas e esforços da SBC. No ano passado, a SBC publicou uma matéria destacando as ações da SBC no campo da CiberSegurança, passando por lançamento dos Referenciais de Formação para os cursos de Bacharelado em CiberSegurança (RF-BCS), publicação do número 52 da Revista Computação Brasil inteiramente dedicado ao tema e, a partir de sua Comissão Especial de Cibersegurança (CESeg-SBC), realização do Simpósio Brasileiro de Cibersegurança (SBSeg), evento anual voltado especificamente para a área, anteriormente conhecido como Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais.