Nota de pesar – Professor Hemerson Pistori

É com grande pesar que a Sociedade Brasileira de Computação lamenta o falecimento do Professor Doutor Hemerson Pistori, cientista da Computação na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS). Bastante querido pela comunidade da Computação, o professor faleceu nesta segunda-feira, 17 de março, prematuramente aos 54 anos, após passar mal na própria universidade, depois de ministrar uma aula. O professor era casado e deixa dois filhos. 

Com uma carreira marcada pela inovação, Hemerson Pistori era docente da UCDB desde 1994, tendo sido Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na Universidade de 2009 a 2017. Era docente nos cursos de Engenharia e professor permanente nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Local e em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária. 

Um dos maiores expoentes da ciência em Mato Grosso do Sul, o professor liderava o grupo “Inovisão”, pioneiro nos estudos sobre o uso da visão computacional e inteligência artificial no Centro-Oeste. Em 2023, foi considerado um dos cientistas-destaque na Área de Ciências Exatas no Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense.

A SBC e a sua Comissão Especial de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (CEGRAPI) se solidarizam com os familiares, amigos e colegas do professor Hemerson, expressando seus pêsames.