Prof. Antonio Furtado é o ganhador do Peter P. Chen Award 2014

 

O Peter P. Chen Award é um prêmio de máximo reconhecimento concedido a pessoas que contribuíram de maneira efetiva na área de pesquisa e de educação no campo de modelagem conceitual. Entre os critérios para a indicação ao prêmio estão pesquisa, serviço, educação, contribuição prática e reputação internacional. Criado em 2008, é a primeira vez que o prêmio é concedido a um pesquisador brasileiro.

Antonio Luz Furtado possui graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Informática pela PUC-Rio, mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado plus Phd em Computer Science pela University of Toronto. Atualmente é professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Furtado tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente em Data Bases e Graphs.

Essa é a mais recente premiação de Antonio Furtado que em 1973 foi nomeado Felowship of the Norman Stuart Robertson pela Universidade de Toronto, em 1975 Membro do Board of Trustees VLBD Endowment, em 2004 foi premiado pelo trabalho acadêmico em Banco de Dados pela Sociedade Brasileira de Computação e em 2006 foi agraciado pela Ordem Nacional do Mérito  Científico.

É com grande orgulho que a Sociedade Brasileira de Computação parabeniza o Professor Antonio Luz Furtado por ter sido o ganhador do Peter P. Chen Award 2014 reflexo de suas contribuições para a área de modelagem, para a ER Conference bem como pelo papel relevante que exerceu como um dos mentores da Comunidade Brasileira de Banco de Dados, hoje reconhecida internacionalmente.