Premiação da OBI 2015, em Sergipe

No dia 29 de março de 2016 aconteceu a premiação estadual da Olimpíada Brasileira de Informática 2015 (OBI 2015). Foram premiados mais de 90 estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Graduação.

A Cerimônia de Premiação da OBI em Sergipe faz parte de um projeto que tem como objetivo despertar nos jovens do estado o interesse pela computação. O projeto é uma iniciativa do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe (DCOMP/UFS) e visa alinhar um ciclo de ações à Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), competição promovida pela SBC.

A abordagem que temos adotado desde 2007 foi iniciada pela professora Leila Maciel de Almeida e Silva (DCOMP/UFS) e consiste em um ciclo que envolve: a divulgação da OBI nas escolas; a aplicação das provas da segunda fase; e a organização de uma cerimônia de premiação estadual, que oferece medalhas, certificados e cursos de programação aos melhores colocados do estado. Nos cursos de programação temos a oportunidade de introduzir esses jovens à computação e mostrar que essa é uma opção de carreira desafiadora e com alto potencial de contribuição à sociedade.

Para que possamos executar essas ações, nós temos com o apoio da organização nacional da OBI, que está sob a coordenação do professor Ricardo Anido (IC-Unicamp). Em Sergipe, o projeto é coordenado pela professora Beatriz Trinchão Andrade (DCOMP-UFS), com participação dos professores Breno Piva, Kenia Kodel Cox e Leila Maciel de Almeida e Silva. Contamos também com o apoio da Fapitec, CIO-SE, IFS e Sergipetec, instituições que promovem a tecnologia e a ciência no Estado.

Está é a 9ª edição da OBI em Sergipe, o estado obteve um dos maiores números de inscritos, totalizando 3.501 estudantes participando das provas, podemos assim considerar a OBI de Sergipe como a 4º OBI com maior número de inscritos no Brasil.

Para saber da edição que acontecerá em 2016 acesse: http://olimpiada.ic.unicamp.br/

Confira as fotos