O Journal on Interactive Systems (JIS), periódico da Sociedade Brasileira de Computação, chegou à sua edição de número 16. Lançada em janeiro, a revista traz 13 novos artigos cobrindo temas relacionados à Realidade Virtual, Design de Interação, Jogos, Acessibilidade, Pensamento Computacional, entre outros. Todos eles já com DOI depositado e já estão indexados pela Scopus e pela DOAJ.
Criada em 2010, a JIS é uma revista científica, de acesso aberto e gratuito, que cobre todos os aspectos relacionados ao design, desenvolvimento, avaliação e uso de sistemas computacionais interativos e aos efeitos de seu uso em diferentes domínios. O periódico é mantido pelas comunidades de Interação Humano-Computador, Jogos, e Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Em agosto de 2024, a JIS completou 15 anos e o marco foi foco de uma matéria especial disponível no site da SBC para leitura. Em outubro, a indexação da JIS na Scopus, uma das mais importantes bases de indexação de artigos do mundo, também foi pauta de outra matéria também disponível no site.
Entre os 13 novos artigos do novo volume da JIS lançado em janeiro de 2025 estão:
Discovering Accessible Financial Systems Resources for Emergent Users https://doi.org/10.5753/jis.2025.4476;
A framework to support the development of empathetic games https://doi.org/10.5753/jis.2025.4100;
UX-MAPPER: An automated approach to analyze app store reviews with a focus on UX https://doi.org/10.5753/jis.2025.4099;
Older women in online interaction codesign: an analysis of participation and involvement https://doi.org/10.5753/jis.2025.4390;
Unseen: Advancing Digital Accessibility with Binaural Audio Technology in an Immersive Gaming Prototype https://doi.org/10.5753/jis.2025.4439;
Methodology for building RPG games to raise awareness of interdisciplinary collaboration among healthcare professionals https://doi.org/10.5753/jis.2025.4173;
EduVR Collab: A tool for management immersive collaborative learning https://doi.org/10.5753/jis.2025.4276;
Victus Exergame: An Approach to Rehabilitation of Amputees Based in Serious Game https://doi.org/10.5753/jis.2025.4194;
Building Serious Games to Exercise Computational Thinking: Initial Evaluation with Teachers of Children on the Autism Spectrum https://doi.org/10.5753/jis.2025.4492;
Self-concepts applied as a strategy to measure the level of acceptance of a Serious Game https://doi.org/10.5753/jis.2025.4785;
An Updated Systematic Mapping Study on Usability and User Experience Evaluation of Touchable Holographic Solutions https://doi.org/10.5753/jis.2025.4694;
Evaluating a Serious Game for Math: Is it Useful and Fun? https://doi.org/10.5753/jis.2025.4656;
Construction of a mobile game for learning Libras – Guess teaching https://doi.org/10.5753/jis.2025.4090;
Leia esta e outras edições da JIS na SOL: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/jis/issue/archive.