O Journal on Interactive Systems (JIS) acaba de completar 15 anos. Criada em 2010, a JIS é uma revista científica, de acesso aberto e gratuito, que cobre todos os aspectos relacionados ao design, desenvolvimento, avaliação e uso de sistemas computacionais interativos e aos efeitos de seu uso em diferentes domínios. O periódico é mantido pelas comunidades de Interação Humano-Computador, Jogos, e Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Em 2020, a JIS migrou para a SBC OpenLib – SOL e, desde então, vem ampliando seu alcance e importância. O aumento da visibilidade da revista tem refletido também no crescimento no número de citações e acessos: mais de 1.100 citações contabilizadas no Google Scholar e mais 140 mil acessos aos artigos na SOL.
Nos últimos anos, a revista tem evoluído em todos os aspectos, tanto quantitativos quanto qualitativos. A presença da revista no cenário nacional e internacional tem crescido fortemente, recebendo submissões e publicando artigos de autores de todas as regiões do país e também de outros países, como Argentina, Espanha, Portugal e Rússia.
“A JIS se consolidará internacionalmente como o principal periódico sobre sistemas computacionais interativos, de acesso aberto e gratuito, mantido por uma sociedade científica não comercial. A revista é resultado do trabalho coletivo de comunidades e pessoas que atuam por uma ciência de qualidade, econômica e socialmente responsável”, resumem os editores-chefes da JIS, professora Luciana Salgado e professor Roberto Pereira.
Indexação
Ao migrar para a SOL, a JIS passou a atribuir DOI para seus artigos, incluindo os artigos publicados nos volumes anteriores, e a vincular a identidade dos autores ao registro ORCID. Isso permitiu que a revista fosse indexada em diversas bases novas, como DOAJ e LatIndex, e tendo pedido de indexação em análise em outras bases, como a Scopus. Além dessas, a revista está indexada também na DBLP, uma das principais base internacional de publicações em Computação; Diadorim, o principal diretório brasileiro de políticas editoriais científicas e OpenAlex: índice aberto de citações de revistas científicas.
Artigos mais lidos
Conheça os 30 artigos mais acessados da JIS nos últimos 4 anos, somando mais de 1.000 acessos cada.