Journal on Interactive Systems (JIS) completa 15 anos

O Journal on Interactive Systems (JIS) acaba de completar 15 anos. Criada em 2010, a JIS é uma revista científica, de acesso aberto e gratuito, que cobre todos os aspectos relacionados ao design, desenvolvimento, avaliação e uso de sistemas computacionais interativos e aos efeitos de seu uso em diferentes domínios. O periódico é mantido pelas comunidades de Interação Humano-Computador, Jogos, e Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Em 2020, a JIS migrou para a SBC OpenLib – SOL e, desde então, vem ampliando seu alcance e importância. O aumento da visibilidade da revista tem refletido também no crescimento no número de citações e acessos: mais de 1.100 citações contabilizadas no Google Scholar e mais 140 mil acessos aos artigos na SOL. 

Nos últimos anos, a revista tem evoluído em todos os aspectos, tanto quantitativos quanto qualitativos. A presença da revista no cenário nacional e internacional tem crescido fortemente, recebendo submissões e publicando artigos de autores de todas as regiões do país e também de outros países, como Argentina, Espanha, Portugal e Rússia.

“A JIS se consolidará internacionalmente como o principal periódico sobre sistemas computacionais interativos, de acesso aberto e gratuito, mantido por uma sociedade científica não comercial. A revista é resultado do trabalho coletivo de comunidades e pessoas que atuam por uma ciência de qualidade, econômica e socialmente responsável”, resumem os editores-chefes da JIS, professora Luciana Salgado e professor Roberto Pereira. 

Indexação
Ao migrar para a SOL, a JIS passou a atribuir DOI para seus artigos, incluindo os artigos publicados nos volumes anteriores, e a vincular a identidade dos autores ao registro ORCID. Isso permitiu que a revista fosse indexada em diversas bases novas, como DOAJ e LatIndex, e tendo pedido de indexação em análise em outras bases, como a Scopus. Além dessas, a revista está indexada também na DBLP, uma das principais base internacional de publicações em Computação; Diadorim, o principal diretório brasileiro de políticas editoriais científicas e OpenAlex: índice aberto de citações de revistas científicas.

Artigos mais lidos
Conheça os 30 artigos mais acessados da JIS nos últimos 4 anos, somando mais de 1.000 acessos cada. 

Viana et al. Procedural Dungeon Generation: A Survey
Villela et al. Fake news detection: a systematic literature review of machine learning algorithms and datasets
Porcino et al. A cybersickness review: causes, strategies, and classification methods
Borges et al. Player Experience Evaluation: a Brief Panorama of Instruments and Research Opportunities
Carvalho et al. A Psychosocial Perspective about Mental Health and League of Legends in Brazil
Lima et al. An Analysis of IHC and HCII Publication Titles: Revealing and Comparing the Topics of Interest of their Communities
Carvalho et al. A Framework Used for Analysis of User Experience in Games
Jácome et al. MamuLEDs: Mixed Reality meets Mamulengo
Mateus et al. A Systematic Mapping of Accessibility Problems Encountered on Websites and Mobile Apps: A Comparison Between Automated Tests, Manual Inspections and User Evaluations
Duarte et al. Loot box gambling addiction risk versus responsible computing: a systematic review
Felipe Duarte et al. The Interface between Interactive Art and Human-Computer Interaction: Exploring Dialogue Genres and Evaluative Practices
Borges et al. Fundamental elements and characteristics for telling stories using data
Reis et al. Data practices in apps from Brazil: What do privacy policies inform us about?
Beppu et al. Contributions of the Brazilian Act for the Protection of Personal Data for treating Digital Legacy
Moreira et al. Which features matter to make a successful mobile game?
Diniz et al. Otome Games: globalization and glocalization processes, conceptualization and data analysis of Brazilian players
Cardoso et al. Solutions focused on High-Level Assistive Technology: Perceptions and Trends observed from a Systematic Literature Mapping
Costa et al. Songverse: a digital musical instrument based on Virtual Reality
Santoro et al. Towards Ethics in Information Systems
Cardozo et al. Cardiac Cycle Puzzle: Development and Analysis of Students’ Perception of an Online Digital Version for Teaching Cardiac Physiology
Ferrari et al. Socially Aware Design of Games: an early workshop for game designers
Pichiliani et al. Cognitive disabilities and web accessibility: a survey into the Brazilian web development community
Pereira et al. Exploring Young Adults’ Understanding and Experience with a Digital Legacy Management System
Monteiro et al. Conversational agents: a survey on culturally informed design practices
Nunes et al. Using Model Cards for ethical reflection on machine learning models: an interview-based study
Macedo et al. Building information visualization of e-learning data with Vis2Learning guidelines
Carneiro et al. Using Interviews to Evaluate Location-Based Games: Lessons and Challenges
Azevedo et al. Dengueside Survival: Providing a serious board game to fight against the Aedes aegypti mosquito
Paim et al. Problems and Solutions in the Design for Deaf Persons who are Sign Language Users to Adopt Assistive Technology Products
Souza et al. VR Neuro Game: a Virtual Reality Game to Support Neuroanatomy Teaching and Learning