O trabalho, coordenado pelos professores Antônio Carlos Valença e Hermano Perrelli de Moura, se apoia na Pesquisa Qualitativa Sistêmica e usa o futebol do Nordeste como estudo de caso
Próxima quinta (24), no Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE, às 16h, haverá o lançamento do livro Teoria de Ação Comunicativa Sistêmica em Gestão de Projetos. Escrito por sete professores universitários e doze alunos de mestrado e doutorado do CIn-UFPE, o livro é organizado pelos professores Antônio Carlos Valença e Hermano Perreli de Moura, e trata perspectivas do futebol no nordeste.
Através de sistemas incorporados na tecnologia de informação (TI) da Aliança Estratégia da Holon e Valença Associados, é predominante no projeto a defesa da Pesquisa Qualitativa Sistêmica (método e processo concebidos por Antonio Carlos Valença desde a década de 70) com o uso de softwares SysQuali, SysDecision e SysLogic.
O livro é organizado em cinco partes interdependentes. A primeira tem seis artigos teóricos que versam sobre os fundamentos gerais da moderna gestão de projetos, escritos pelos professores e palestrantes Valença, Moura, César Augusto Delmas, Guilherme Carvalho, Hector Paulo de Lima Oliveira, Lélio Varella e Graciele Moura, além de doze alunos do mestrado e doutorado inscritos na disciplina de Teoria de Ação Comunicativa Sistêmica em Gestão de Projetos. Os temas abordados nesses artigos são: Conversação produtiva como meio da observação e criação da teoria da ação humana; Implementação da estratégia (focando a complementaridade das duas atividades); Evidências sistêmicas de sucesso e fracassos em gestão de projetos, numa leitura sistêmica de fatores; O Aprimoramento de competências e o sucesso em projetos – pela visão do PMI.
Na segunda parte há a defesa do método e das técnicas, onde Valença apresenta o Pensamento como um processo sistêmico e demonstra como os Princípios sistêmicos foram acionados na pesquisa, além de fazer uma tentativa de isolamento dos fatores de determinação estrutural numa partida de futebol, sob o título Alguns fatores do jogo de futebol.
A terceira parte, que trata sobre a Compreensão diagnóstica sistêmica da realidade do futebol do nordeste, apresenta os resultados e as análises do estudo de caso. Valença e os alunos do mestrado e doutorado do CIn-UFPE apresentam vários arquétipos sistêmicos comentados, frutos da análise de todos os fatores (proposições/enunciados) apresentados sobre este tema pelos alunos participantes.
Na quarta parte, Valença endereça quinze Perguntas Estratégicas, decorrentes das análises sistêmicas efetuadas pelos alunos participantes. A tese fundamental do autor é que uma resposta estrategicamente eficaz a cinco dentre as quinze perguntas endereçadas pelo autor poderiam transformar para melhor a realidade dos negócios e da posição do nordeste no cenário do futebol brasileiro. Na sequência, em uma técnica de auto-questionamento ou de questionamento por uma voz polifônica, ele se antecipa e procura responder a outras potenciais perguntas sobre o método e suas limitações.
A quinta parte traz detalhada descrição da história dos softwares SysDecision, SysQuali e SysLogic, cujas origens remontam à década de 70, com uma cuidadosa explicação de suas funcionalidades básicas. Deve-se observar que estes e outros softwares da Aliança Estratégica da Holon e Valença & Associados estão inteiramente voltados para atender aos princípios epistêmicos e normativos (deônticos) da Ciência da Ação, da Teoria dos Sistemas, da Pesquisa Qualitativa Sistêmica e da Aprendizagem Organizacional. Todos os seus softwares operam em inter-relação constante com uma plataforma inteligente de produção de relatórios sistêmicos, de modo que qualquer intervenção ou serviço destas empresas têm sempre uma apresentação em forma de diagramas sistêmicos acompanhados de respectivos discursos (narrações e análises) coletivos sistêmicos, inteiramente inovadores do ponto de vista semântico-pragmático.
Professor Hermano Perrelli de Moura: 9453.7663 / hermano@cin.ufpe.br
Assessoria de Comunicação do Centro de Informática – CIn da UFPE