Entre os dias 2 e 4 de novembro, ocorre o SBGames 2012, em Brasília, DF. O Simpósio teve sua primeira edição em 2002 com o nome Wjogos e desde então vem ocorrendo anualmente, sendo atualmente um dos maiores eventos promovidos pela SBC. A programação já está disponível no site oficial do SBGames.
Confira a entrevista exclusiva com Esteban Clua, membro da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC e um dos organizadores do encontro.
I. O SBGames é considerado um dos maiores eventos da América Latina na área de games e entretenimento. Como essa magnitude pode ser verificada?
[Esteban Clua] Sim, o SBgames é sem dúvida o maior congresso na área para a América latina. O evento já entrou na agenda pessoal de todas as pessoas da área de jogos, sendo não só um congresso, mas também uma espécie de encontro de toda a comunidade, que é grande. Outro fator interessante é ver a grande adesão de alunos de graduação. Não teria medo de errar em afirmar que de todos os eventos da SBC, depois do congresso geral, o SBGames é o que mais atrai caravanas de alunos de todo o Brasil. Anualmente recebemos também muitas propostas de pessoas, instituições e organizações querendo realizar eventos em conjunto. Este ano, por exemplo, contaremos com o workshop da IGDA, o Games for Change, o Festival de jogos independentes e até mesmo um workshop de simulação, organizada pelo exército!
II. Qual a importância de um evento como este para a sociedade em geral e para a comunidade científica?
[EC] Dadas as dimensões do SBGames, é neste momento onde muitas empresas de fora vêm ao Brasil para avaliar e conversar com nosso setor. Assim, o evento tem tido um papel importante no que se refere a dar visibilidade para o setor de desenvolvimento de jogos no Brasil. Para a comunidade científica, além de ser uma ótima oportunidade para apresentar seus trabalhos científicos, o fato de profissionais de muitas áreas diferentes atenderem ao congresso (inclusive a indústria) permite que sejam ocorram muitas trocas de experiências, articulações e inspiração para projetos.
III. Qual é o público alvo do SBGames?
[EC] É um público muito variado. Anualmente muitas caravanas de alunos atendem ao evento, portanto é um público muito jovem e animado. Além disso, como o SBGames é composto por muitas trilhas diferentes (computação, artes, cultura, indústria) e diversos workshops, há um público muito interdisciplinar, o que é de grande valor. Como comentei, este ano haverá até militares, devido ao workshop de simulação que o exército está organizando como um sub-evento.
IV. Qual é a expectativa em relação ao número de participantes?
[EC] Estamos esperando que passemos da barreira dos mil participantes no congresso. Além disso, este ano haverá feira de empresas, portanto poderemos ter tranquilamente o triplo ou mais de gente circulando pelos stands.
V. Há novidades em relação às edições anteriores? Quais?
[EC] Sim, muitas. Em geral todos os anos temos novidades… Uma das maiores desde ano será a feira de empresas, onde estarão dezenas de pequenas empresas de jogos, com a ajuda do SEBRAE. O Festival de jogos independentes cresceu muitíssimo (recebemos mais de 180 jogos) e para a sua exibição haverá algumas novidades no formato, com auxílio do Banco do Brasil. Outra importante novidade é a presença do Workshop de simulação, com a participação do Exército Brasileiro.
VI. De que forma está sendo feito o trabalho de divulgação do SBGames?
[EC] O SBGames já é muito conhecido pela comunidade, portanto não estamos fazendo muito esforço para divulgar. No Brasil há inúmeros grupos de jogos, capítulos de IGDAs, empresas, etc, e podemos observar como todas comentam muito, estão promovendo seus encontros extra-oficiais, etc… De qualquer forma, é impressionante ver o esforço que o pessoal da UNB, liderados pela professora Carla Castanho, tem colocado para divulgar nas redes sociais, listas e inclusive imprensa.
VII. Quais serão os temas que irão pautar as palestras? Como foi feita a escolha dos palestrantes?
[EC] Não temos para este ano um tema em pauta. O mercado e o setor de games andam a uma velocidade muito grande, portanto temos que tentar acompanhar esta corrida. Os palestrantes são escolhidos em função das novidades e temas importantes que estão regendo o setor, tanto na academia como na indústria.
VIII. Quais são as atividades oferecidas pelo SBGames?
[EC] Muitas coisas… A pessoa poderá se perder se não se planejar… As principais atividades são os keynotes e os tutoriais. Todos os keynotes são internacionais e com profissionais super concorridos. Os tutoriais são escolhidos com muito rigor, sendo que os mesmos cobrem bastantes áreas diferentes em jogos. Temos as trilhas, que são principalmente compostas pela apresentação dos papers da área. Além disso, cada trilha tem suas palestras e seus short papers, que no primeiro dia são apresentados num show aparte, chamado de Fast track. Ao longo do evento todo ocorre o Festival de jogos independentes. A trilha de indústria promove diversas palestras e mesas redondas com empresas e com agencias do governo. O IGDA (International Game Developer Association) promove mesas redondas sobre temas muito interessantes, tais como os Game Jams, que se tornaram muito populares no Brasil. O games for Change, além de seus papers, terá uma série de palestras e mesas redondas muito interessante, mostrando como os jogos podem mudar o mundo. O Workshop de simulação trará empresas e universidades que trabalham com tecnologias de jogos para criar simulação de alto desempenho. Além disso, haverá muitas surpresas…