Desafio é integrar tecnologias às práticas de ensino
Integrando o rol de eventos do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC2012), o Desafie – Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação ocorreu entre os dias 17 e 18 de julho. O encontro trouxe à tona uma série de questões abordadas em âmbito acadêmico. Novos métodos e técnicas para a utilização de tecnologias digitais em sala de aula foram debatidos entre alunos e professores de diversas universidades do país.
Alexandre Direne, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Desafie, salientou que o evento deste ano, em sua primeira edição, enfocou alguns problemas e soluções acerca da integração entre ensino e as novas ferramentas digitais. “Uma das frentes que estamos trabalhando é a parte instrumental da tecnologia. Os trabalhos apresentados discorrem sobre como projetores multimídia, lousa digital, sistemas de redes e demais ferramentas podem ser usadas pelos professores em benefício das aulas”, conta o professor.
No entanto, segundo Direne, o aspecto mais importante levantado nestes dois dias de workshop foi o desenvolvimento pedagógico e didático frente às novas tecnologias da informação e comunicação. Um dos maiores desafios hoje encontrados na área é a de formar e reciclar professores para que compreendam melhor a cultura digital. Frente a uma vasta gama de novos recursos e dispositivos, mestres e aprendizes, que geralmente compartilham mesmos sistemas tecnológicos, devem estar em pé de igualdade para um melhor aproveitamento das disciplinas. “Os professores devem saber como usar os dispositivos tecnológicos e como eles podem ser incorporados durante o ensino. Trata-se de situá-los na cultura digital”, enfatiza Direne.
Outro desafio constante e que hoje vem ganhando considerável atenção de pesquisadores é o diálogo entre acadêmicos usuários de tecnologias de educação e as equipes de construção das plataformas de ensino multimídia. Direne reconhece que há certo distanciamento entre os dois grupos e que frequentemente aqueles que constroem os dispositivos e aqueles que os utilizam encontram barreiras de comunicação, o que dificulta a elaboração de estruturas educativas digitais. “Essa é uma das propostas dos nossos workshops: desenvolver e estimular pesquisas que aproximem estes dois campos”, garante o professor.
O XXXII CSBC terminou nesta quinta, 19, em Curitiba, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O tema central deste ano foi “computação e inovação: ampliando fronteiras para a solução de desafios no Brasil”. A organização é da Sociedade Brasileira de Computação.