Proposta para organização: XLIV Congresso da SBC (CSBC 2024)

A Sociedade Brasileira de Computação convida a comunidade a enviar propostas para organização XLIV Congresso da SBC (CSBC 2024).

 

Prazos:

 

A data de envio da proposta foi prorrogada até 31.03.2023. Enviar propostas e questões para eventos@sbc.org.br com cópia para cmaciel@ufmt.br.

 

Sobre o Congresso:

 

O CSBC é um evento anual realizado normalmente no mês de Julho, sendo o maior e mais importante evento da Sociedade onde professores, pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior apresentam e discutem temas relacionados aos últimos avanços científicos, tecnológicos, educacionais e políticos na área de Computação no país.

 

Os últimos congressos têm atraído em média 1000 participantes de todo o Brasil. Em 2022, o CSBC ocorreu em Niterói (RJ) (https://csbc.sbc.org.br/2022/).

 

Em 2023 ele irá ocorrer em João Pessoa/PB (https://csbc.sbc.org.br/2023/) de 23 a 28 de julho.

 

Sobre a chamada:

 

Devido à envergadura do Congresso, encorajamos particularmente a submissão de propostas de grupos acadêmicos onde haja uma combinação de atividades de graduação e pós-graduação na área de Computação em geral, com um grupo de professores e pesquisadores razoavelmente consolidado.

 

Sobre a proposta:

 

A proposta deverá ser submetida através de um documento único (em formato PDF), contendo obrigatoriamente os itens abaixo:

1. Coordenador geral do evento e membros da equipe (todos devem ser associados à SBC em dia com a anuidade);

2. Instituição Executora;

3. Proposta de datas (o Congresso sempre ocorre no mês de julho, com duração de 5 dias, iniciando com o CQ no domingo e com a programação regular de segunda-feira até quinta-feira);

4. Oportunidade para realização de eventos prévios como o Curso de Qualidade no Domingo;

5. Breve descrição da capacitação da Instituição e da equipe em organização de eventos;

6. Descrição da cidade da conferência e facilidade de acesso (aeroportos próximos, acessos por via terrestre e etc.);

7. Descrição do local do evento, podendo ser na universidade, em centro de convenções etc. (descrever como estas opções se refletem no custo da conferência, o tamanho, o número e a acessibilidade das salas/espaços disponíveis. Deve se levar em consideração que que o CSBC possui 9 eventos BASE e, em geral, uma média de 15 eventos denominados SATÉLITES.);

8. Possíveis patrocínios de empresas privadas e órgãos públicos;

9. Descrição do tipo de acomodação disponível (inclusive para estudantes);

10. Descrição dos possíveis eventos sociais e atrações turísticas do local;

11. Demais informações que julgar importante para análise do pedido.

 

As propostas serão avaliadas pelo Comitê Gestor do CSBC que, após a avaliação, as encaminhará para aprovação da Diretoria e Conselho da SBC, levando em consideração os seguintes critérios:

 

1. Consistência da proposta;

2. Experiência do proponente, de sua equipe e da instituição, especialmente em termos de organização de eventos similares (mesmo que em outras áreas, mas na mesma instituição);

3. Suporte da comunidade local (equipe, universidade e etc.);

4. Apoio governamental e privado (cartas de apoio prefeitura, empresas e etc.);

5. Acessibilidade e adequação do espaço físico;

6. Adequação do tipo de acomodação (incluindo estudantes);

7. Localização geográfica (a SBC priorizará candidaturas procurando um equilíbrio entre as regiões do Brasil).

 

Observação:

 

Em caso de mais de uma candidatura, o Comitê Gestor poderá, alternativamente, propor aos candidatos preteridos a organização dos congressos seguintes.

 

Atenciosamente,

 

 

Cristiano Maciel
Diretor de Eventos e Comissões Especiais – SBC