O tema abordado é a tecnologia em prol da educação
A revista Computação Brasil, publicada pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação – acaba de estrear um novo projeto gráfico, além de inaugurar a nova versão digital, totalmente
compatível com dispositivos móveis, facilitando a visualização e a navegação em aplicativos. A 22ª edição (segunda de 2013) aborda a função das novas tecnologias como ferramentas para educação e apresenta ideias para reformular o ensino a distância.
Partindo dos conceitos de dados e códigos abertos, a revista apresenta os chamados MOOCs (Massive Open Online Course) ou “Curso Online Aberto e Massivo”, uma das grandes tendências mundiais da atualidade na área de educação a distância. Os MOOCs são cursos online interativos, com temas específicos, e que se aliam a conceitos como os de Recursos Educacionais Abertos (REAs). Eles podem apresentar cursos completos ou avulsos, além de módulos, livros, softwares, vídeos, testes e outras ferramentas facilitadoras do acesso ao conhecimento. Pensando nisso, a revista traz diversos artigos abordando o tema em vários aspectos (educacional, tecnológico, profissional etc…).
“A produção e a divulgação do conhecimento estão passando por um novo paradigma, no qual os processos de criação e produção de ferramentas e conteúdos acompanham as tendências de colaboração e compartilhamento”, afirma o Presidente da SPC, Paulo Cunha, no editorial da publicação. Além dos artigos, a revista também traz o Especial “Educação e Ciência Aberta”, escrito por Itana Gimenes, como um dos destaques da edição.
A nova edição está disponível tanto para leitura no computador quanto para tablets e smartphones e pode ser acessada via Play Store para Android (http://bit.ly/17ikwwj) ou iOS para Apple (http://bit.ly/17TKhVR), além da versão online disponível no link http://www.magtab.com/leitor/203/edicao/1869.