Aumentam em 20% as inscrições para o POSCOMP 2016 promovido pela SBC

 

Exame é aplicado em todas as regiões do País e tem como objetivo avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil.

 

A 15ª edição do Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) ocorreu no último domingo (25/09) e contou com mais de 4 mil inscritos em todo Brasil. Este número representou um aumento de 20% em relação a 2015, quando foram contabilizados 3.563 inscritos. 

A avaliação é aplicada em todas as regiões do País e tem como objetivo avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil. A maioria dos programas de pós-graduação utiliza, de alguma forma, o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo. O exame, que ocorre de forma ininterrupta desde 2002, e ​​foi criado com o objetivo de ​unificar os processos seletivos visando o ingresso na Pós-graduação em Computação e áreas afins.

 
​​Parceria — Em 2006 foi realizada uma parceria com a Sociedade Peruana de Computação, e o exame passou a ser realizado no Peru. A prova ocorre em 23 dos 26 Estados da Federação e do Distrito Federal e em mais três sedes no Exterior (duas no Peru e uma na Colômbia). Mais de 40 instituições aceitam a nota do teste, que deve ser apresentado no momento da inscrição do candidato. O resultado é utilizado principalmente como um dos critérios de classificação para ingresso em programas de Pós-graduação e para concessão de bolsas de estudo.

​​A partir de 2014, visando oportunizar a participação e inclusão de todos na prova, os candidatos podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para isto, devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e também ser membro de família de baixa renda. “Este é um exame que já se consolidou em nível nacional e internacional e é um marco na comunidade da Computação. O POSCOMP é muito importante porque avalia o desempenho dos candidatos de forma independente, além de ser inclusivo. Os conteúdos que são cobrados na prova fazem parte do Currículo de Referência da SBC, que é um documento que está disponível para a comunidade consultar e para nortear as Universidades sobre quais conteúdos são considerados importantes em uma grade curricular”, destaca o coordenador do POSCOMP 2016, professor Jacques Duilio Brancher, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

​A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC) é a responsável pela aplicação do POSCOMP 2016. As instruções sobre a inscrição e o processo seletivo em cada programa específico são disponibilizadas nas respectivas instituições de ensino, sem qualquer interferência da SBC. 

 

Para mais detalhes sobre a prova, acesse: https://www.sbc.org.br/educacao/poscomp.

O gabarito da prova está disponível pelo link: http://www.fundatec.org.br/portal/concursos/index_concursos.php?concurso=394