Estudantes de graduação contam com taxas especiais de inscrição para o ‘XI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais’ que será realizado em Cuiabá.
Principal fórum do país para apresentação de trabalhos, trocas de ideias e experiências na área de Interação Humano-Computador, o ‘XI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais’ (IHC´12), realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está com o último prazo de inscrições aberto.
Com o tema “A Natureza da/na Interação”, o evento acontece pela primeira vez na região Centro-Oeste, em Cuiabá entre os dias 05 e 09 de novembro, e irá reunir pesquisadores, profissionais da indústria, educadores e alunos das diversas disciplinas que formam a comunidade brasileira de IHC, dentre elas a computação, psicologia, ergonomia e design gráfico.
Os interessados podem se inscrever na página oficial do evento: http://www.ufmt.br/ihc12/. A coordenação do evento oferece taxas especiais para estudantes de graduação. A inscrição básica inclui a participação nas sessões técnicas com apresentação de artigos científicos completos, resumidos e industriais, presença nas palestras internacionais e outras atividades que podem ser conferidas na programação. Ainda há a opção de se inscrever em tutoriais e workshops. O simpósio pretende discutir as necessidades dos usuários, expectativas, experiências e possibilidades ao usar as diferentes tecnologias de interação e comunicação para participar plenamente na vida social e civil.
A presença de dois palestrantes internacionais no evento já está confirmada: Letizia Jaccheri, professora e líder do grupo de engenharia de software do Departamento de Computação e Ciência da Informação na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e Sergi Jorda, professor e pesquisador do grupo de Tecnologia Musical da Universidade Pompeu Fabra (UPF), em Barcelona. A programação inclui workshops, que irão discutir tendências e temas emergentes de pesquisa ou aspectos práticos na área de IHC. Além do painel ‘GranDIHC-BR’, que pretende prospectar questões de pesquisa na área de IHC que serão importantes para a ciência e o país num período de 10 anos, estendendo o alcance do Desafio 4 (Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento) proposto pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em 2006.
De acordo com os coordenadores do evento, Cristiano Maciel e Patrícia de Souza, o tema do IHC´12 tem como objetivo evocar a tendência das interações mais naturais e intuitivas, a forte presença da computação social e coletiva, e trazer a naturalidade ao processo de interação entre pessoas e tecnologia a qualquer momento e lugar, respeitando a natureza e seus recursos. “Estão convidadas a participar as diversas comunidades que atuam na área de IHC para discutir o papel dos pesquisadores e profissionais no desenvolvimento de tecnologias interativas que possam prover naturalidade, socialização, construção colaborativa para o futuro sustentável e em harmonia com os recursos naturais”, destaca Maciel.
A primeira edição do IHC foi em 1998, e em 2011 foi realizado em Porto de Galinhas (PE). “No Centro-Oeste é a primeira vez que ocorrerá um evento desse porte na área para mostrar o desenvolvimento contínuo e expressivo das pesquisas nessa região do país, trazendo à área de IHC uma maior abrangência no território brasileiro”, completa Souza. O IHC´12 é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Association for Computing Machinery (ACM) e tem a Universidade Federal de São Carlos (UFScar) como parceira na realização do evento.