A pesquisa desenvolvida pelo prof. Christian Brackmann, sob orientação do prof. Dante Augusto Baron é destaque no Como Será?, da Globo, com o tema sobre Pensamento Computacional.
A precariedade da infraestrutura nas escolas públicas brasileiras faz com que muitos alunos não tenham acesso às novas tecnologias. Atualmente, 48,8% das escolas do ensino fundamental não possuem laboratórios de informática e 5,5% sequer possuem energia elétrica. Tal realidade motivou o ex-doutorando da UFRGS e professor do Instituto Federal Farroupilha, Dr. Christian Puhlmann Brackmann, a desenvolver uma proposta pioneira no país: ensinar conceitos de Computação através do uso exclusivo de atividades desplugadas, ou seja, sem o uso de aparelhos eletrônicos para crianças do EF. O objetivo de sua pesquisa foi desenvolver objetos de aprendizagem voltados para o ensino da Computação (quase inexistentes em português) e analisar a eficácia da abordagem do ensino desplugado para promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional na educação básica.
O Pensamento Computacional é uma abordagem de ensino que usa diversas técnicas oriundas da Ciência da Computação, que auxiliam os estudantes a enfrentar os desafios de modo criativo e dinâmico, solucionando problemas a partir do pensamento crítico e do raciocínio lógico. “O Pensamento Computacional precisa ser entendido atualmente como uma habilidade básica, assim como ler e escrever. Os benefícios incluem uma maior empregabilidade, uma melhor compreensão do mundo através da transversalidade em outras áreas, além de auxiliar na alfabetização digital, melhoria de produtividade, entre outros”, explica o professor.
De modo geral, os dados estatísticos de sua pesquisa comprovam que as atividades trabalhadas com os alunos tiveram um efeito positivo em relação ao Pensamento Computacional, independentemente do país, ano escolar investigado ou gênero.
O professor ressalta ainda que o Pensamento Computacional pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, não apenas através de uma disciplina específica no currículo. “A adoção de noções de Computação na educação básica é, atualmente, uma preocupação em diversos países, como Alemanha, Argentina, Inglaterra, Estados Unidos e Finlândia. Cresce a compreensão no mundo todo de que o desenvolvimento de tais habilidades traz benefícios educacionais, econômicos e sociais”.
Projeto Pensamento Computacional para Todos – Programa “Como Será?” – Rede Globo 03/mar/18 | Pesquisa desenvolvida durante Doutorado no PPGIE – UFRGS / Cinted – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação sob orientação dos Profs. Dante Augusto Barone e Ana Casali.
Rede Globo | Como Será | Online | 03/03/2018
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