O SEMISH 2017, principal fórum científico do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), está em sua quadragésima quarta edição e ocorreu em São Paulo, de 2 a 4 de julho, juntamente com o XXXVII CSBC. Este ano o Congresso da SBC discutiu a “Computação para tudo e tod*s”. O SEMISH2017 acompanha essa temática. Nesta edição, aceitamos o desafio proposto pela Diretoria da SBC de renovar a realização do SEMISH com a realização de um hackathon, um programa centrado na apresentação de palestras em tópicos “quentes” da computação, além dos artigos completos.
O hackathon teve como objetivo desenvolver soluções de objetos inteligentes conectados a alguma plataforma de computação em nuvem. Os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por membros da academia e do mercado. 21 inscritos participaram do hackathon do SEMISH e foram divididos em 5 grupos.
– O hackathon promoveu a integração de alunos e professores de diferentes instituições: todos os grupos são interestaduais;
– Houve um participante da Alemanhã;
– Um dos grupos grupo foi feminino (composto por todas as 4 mulheres participantes do hackathon).
AS EQUIPES VENCEDORAS:
Daninha’s Finder
Sistema com o objetivo de encontrar ervas daninhas em campos de plantio.
Alessandro Murta Baldi (UFES)
Gabriel Elias Faria Lemos (UNIP)
Leonardo Mauro Pereira Moraes (UFMS)
Sidney Maldonado
Ubirajara da Costa Lima Junior (Professor IFBA)
Dona
Foco em otimizar o sistema de cultivo oferecendo dados climáticos em real time para mulheres agricultoras de hortas urbanas da comunidade do Passarinho.
Cleitianne Oliveira da Silva (UFC – Aracati)
Rhayane da Silva Monteiro (UFC – Aracati)
Letícia Mara Berto (UFSCar – Sorocaba)
Simony César (IFPB)
Jardineiro Inteligente
Uma infraestrutura capaz de detectar quantos litros de água seriam necessários para irrigar uma determinada cultura de plantas diariamente.
Antonio Sousa Veira de Carvalho Júnior (UFPI)
Bruno Georgevich Ferreira (UFAL)
Edson Damasceno Carvalho (UFPI)
Jonatas Duarte Fraga (UFRG)
Agradecemos desde já aos patrocinadores, em particular à QUALCOMM que abraçou esta ideia desde o início.