SBSeg chega à sua 12ª edição

Evento promovido pela SBC conta com minicursos, palestras, tutoriais e workshops

O XII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2012) ocorre entre os dias 19 e 22 de novembro, em Curitiba. O evento foi organizado pelos programas de pós-graduação em informática da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O SBSeg é um evento científico, promovido anualmente e de forma itinerante, desde 2001, pela SBC. Já sediaram o evento as cidades de Florianópolis, Santos, Rio de Janeiro, Gramado, Campinas, Fortaleza e Brasília. A partir de 2005, concomitantemente à criação da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, o SBSeg deixou de ser organizado como um workshop e adotou o formato de um simpósio completo.

Isso o permitiu atender às demandas crescentes da comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes na área, assumindo a posição de principal fórum no país para a apresentação de pesquisas e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas.

O simpósio conta com uma ampla gama de atividades. Além das sessões técnicas de apresentação de 28 artigos de pesquisa, serão ministrados 4 minicursos em tópicos recentes na área, duas palestras e dois tutoriais proferidos por especialistas internacionais, além da segunda edição do Concurso de Teses e Dissertações em Segurança (CTDSeg), que é realizado a cada dois anos. Também haverá três workshops: a sexta edição do Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG), a segunda edição do Workshop de Gestão de Identidades Digitais (WGID), e Workshop de Forense Computacional (WFC), que acontecerá pela primeira vez, vindo de encontro ao interesse de pesquisadores, peritos, consultores e acadêmicos.

Foram submetidos 67 artigos ao Simpósio, sem contar aqueles submetidos aos workshops e minicursos e ao CTDSeg. As áreas com maior número de trabalhos foram Criptografia (22), Detecção e Prevenção de Intrusões (21), Segurança de Redes (18), Controle de Acesso e Autenticação (13), Segurança de Serviços Web e Sistemas Distribuídos (13) e Segurança de Dispositivos Móveis e Sistemas Embarcados (12). Foram aceitos 22 artigos completos, cerca de um terço dos submetidos. Foram também submetidos 14 artigos curtos, com processo de revisão simplificado, 6 dos quais foram aceitos.

Além da apresentação de artigos e minicursos, o simpósio contará com diversos palestrantes convidados, dentre os quais se destacam Wenke Lee, pesquisador da Georgia Tech na área de botnets, e também George Cox, da Intel Corporation.