Ocorre, em Ouro Preto (MG), entre os dias 30 de abril e 04 de maio, a trigésima edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2012). Trata-se de um evento promovido anualmente pela SBC com o objetivo de reunir estudantes, professores e profissionais para divulgar e discutir as novidades da área. A programação do evento já está disponível no site oficial do SBRC. Este ano, o Simpósio terá como Coordenadores Gerais os professores Dorgival Olavo Guedes Neto (UFMG) e Jussara Marques de Almeida (UFMG), que concedeu uma entrevista exclusiva à SBC.
I. Chegando à sua trigésima edição, qual é a expressividade do SBRC?
Professora Jussara Marques de Almeida (JMA) – O SBRC é atualmente o principal evento científico nacional em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, e um dos mais concorridos na área de Informática. Ele congrega grande parte da comunidade nacional com interesse nessas áreas, originada tanto da academia quanto do meio empresarial e industrial. O SBRC desfruta de excelente reputação junto à comunidade científica da área de Computação por conta da seriedade de sua organização, da diversidade e da abrangência das atividades propostas, da atualidade dos temas abordados e do rigor do processo de seleção de trabalhos, que vem mantendo uma taxa de aceitação entre 25% e 30%.
II. Quais as novidades em relação às edições anteriores?
JMA – Em 2012, a programação do SBRC está muito rica e variada. Teremos 05 palestras, sobre temas bastante atuais, proferidas por palestrantes internacionais de grande renome. Os seguintes palestrantes já estão confirmados: Vinton Cerf, Christophe Diot, Deep Medhi e Scott Shenker. Vinton Cerf, vice-presidente e Chief Internet Evangelist da Google, é conhecido como um dos “pais da Internet”. Pelo seu trabalho no desenvolvimento de protocolos e da arquitetura da Internet, ele recebeu, junto com Bob Kahn, o Alan M. Turing Award. Christophe Diot, Chief Scientist da Technicolor de Paris, irá proferir duas palestras sobre temas bastante atuais: desafios para distribuição de conteúdo digital (“the cloud vs. the crowd”) e disseminação oportunística de conteúdo (“pocket switched networks”). O Prof. Deep Medhi, da University of Missouri-Kansas City, apresentará uma palestra e ministrará um tutorial sobre roteamento na Internet, tema em que tem ampla experiência. Já o Prof. Scott Shenker, da University of Califórnia-Berkeley, falará sobre redes definidas por software, um tópico que tem atraído muita atenção atualmente.
Além dos palestrantes internacionais, também contaremos com palestras de representantes da indústria. Está confirmada uma palestra por Marcus Vinicius Cesário, que falará sobre estratégias de balanceamento de carga na Globo.com.
Além de um grupo de palestrantes de altíssimo nível técnico, o SBRC 2012 trará algumas atividades comemorativas de suas 30 edições. Em particular, teremos uma sessão técnica especial com artigos convidados que abordarão aspectos da história do evento e da evolução da comunidade científica a partir de estatísticas dos artigos publicados ao longo dessas 30 edições. Haverá também um painel dedicado a discutir a evolução da pesquisa em redes de computadores no Brasil, contrastando-a com a evolução da pesquisa feita internacionalmente.
Por fim, estamos criando o Prêmio Destaque SBRC, que visa homenagear pessoas da comunidade que se distinguiram ao longo de suas vidas por suas contribuições científicas nas áreas de redes de computadores e sistemas distribuídos, por seus engajamentos em atividades do SBRC e por serviços prestados em benefício da comunidade brasileira de redes e sistemas distribuídos. Este prêmio será concedido anualmente a partir desta edição do SBRC.
III. As inscrições podem ser feitas no dia e no local do evento?
JMA – Sim, as inscrições poderão ser feitas durante o evento.
IV. Qual foi a média de participantes dos eventos anteriores? Qual é a expectativa para esta edição?
JMA – As últimas edições do SBRC receberam uma média de 800 participantes. Em 2012, o SBRC deve atrair um público ainda superior, considerando fatores como: a importância e o histórico recente do Simpósio; o grande número de alunos de graduação e pós-graduação na área de Computação das várias instituições de ensino do estado de Minas Gerais; a localização relativamente central de Ouro Preto, com fácil e rápido acesso a partir de vários outros estados do País; e o apelo da cidade de Ouro Preto como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
V. De que forma está sendo feito o trabalho de divulgação do SBRC?
JMA – Estamos divulgando notícias sobre o evento na lista da SBC (sbc-l), no Twitter e no Facebook. Além disto, entramos em contato com várias instituições do estado de Minas Gerais para divulgar o evento entre seus professores e alunos.
VI. Quais são as atividades oferecidas pelo SBRC?
JMA – Além de 19 sessões técnicas com apresentação oral dos trabalhos selecionados, o SBRC contará com 05 minicursos, 07 palestras e 01 tutorial, 03 painéis, 08 workshops e o Salão de Ferramentas.
VII. Quais os critérios utilizados na escolha da temática dos minicursos e das palestras?
JMA – Os minicursos têm como objetivo a atualização em temas normalmente não cobertos nas grades curriculares ou que despertam grande interesse entre acadêmicos e profissionais. Foram selecionados 05 minicursos que trazem temas muito atuais: grandes massas de dados na nuvem, segurança de redes virtuais, sistemas de controle e monitoramento de infraestruturas para experimentação de redes de comunicação, redes definidas por software, e redes orientadas a conteúdo. Já os temas das palestras foram definidos visando cobrir os principais tópicos de interesse do SBRC, com atenção particular para a atualidade dos assuntos.
VIII. Como foram escolhidos os palestrantes convidados?
JMA – O Comitê de Organização do SBRC 2012 se esforçou para trazer um grupo de palestrantes com grande nível técnico e renome internacional, além de comprovada experiência em temas que cobrem diferentes tópicos de interesse da comunidade.
IX. Quais são os principais tópicos de interesse de cada workshop?
JMA – O SBRC 2012 trará 08 workshops que serão realizados em conjunto com o evento principal. Estes workshops abordarão temas específicos tais como: gerenciamento e operação de redes e serviços, testes e tolerância a falhas, clouds e aplicações, teoria, tecnologias e aplicações de redes dinâmicas e sistemas Par-a-Par, pesquisa experimental relacionada às redes do futuro e particularmente da Internet do Futuro, sistemas distribuídos autonômicos e redes de acesso em banda larga. Além desses, haverá ainda o Workshop da Rede Nacional de Pesquisa, que reúne especialistas das áreas de pesquisa e desenvolvimento em redes e aplicações distribuídas avançadas para discutir o caminho das redes acadêmicas no Brasil e no mundo.
X. Em que consiste o Salão de Ferramentas do SBRC?
JMA – O Salão de Ferramentas é um fórum que congrega desenvolvedores e pesquisadores interessados na arquitetura, implementação e avaliação prática de sistemas e ferramentas que contribuem com o avanço do conhecimento da área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Ele foca na demonstração desses sistemas e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por elas.