SBC participou do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas nas eleições do último domingo

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) esteve presente no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas realizado em âmbito nacional no último domingo, 6 de outubro, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) seguindo determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Três Secretários Regionais da SBC participaram do processo nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro: professor Jean Cheiran, Secretário Regional do RS, professora Vera Maria Benjamim Werneck, Secretária Regional Adjunta do RJ e professor Lehilton Pedrosa, Secretário Regional de SP – Leste.

O teste de integridade simula uma votação oficial com urnas eletrônicas e candidatos oficiais, escolhidas na véspera do dia da votação por indicação de entidades fiscalizadoras ou por sorteio, com cédulas de papel preenchidas por pessoas da sociedade civil. Os votos das cédulas são digitados em um sistema de apoio e também na urna eletrônica para que, ao final da votação, sejam comparados os resultados. Todo o procedimento é filmado e acompanhado por auditores externos. 

“Ocorreu tudo bem na participação da SBC no teste de integridade no domingo. Fui na parte da manhã, assinei a participação da SBC para ser incluída na ata do evento, circulei por cada uma das estações de teste, conversei com algumas pessoas responsáveis para entender detalhes como escolha das urnas, origem dos dados de teste e processo de identificação de erros humanos”, destacou o professor Jean Cheiran, Secretário Regional do RS.

Além do Teste de Integridade, as auditorias de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas incluem também Teste de Integridade com Biometria e Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.