A Sociedade Brasileira de Computação realiza o estudo que origina as Estatísticas da Educação Superior anual desde 2001. A versão do estudo atual juntamente com as versões passadas podem ser acessadas pelo site da SBC.
A Estatística da Educação Superior 2012 foi feita a partir de uma base de dados fornecida pelo INEP e evidenciam o estado quantitativo da Educação Superior em Computação no país desde 2001, visto a partir do ano 2012.
Foi observado que, nos últimos anos, a derivada de crescimento dos cursos, das matrículas e dos concluintes da área de computação está, em média, caindo lentamente.
A pesquisa também contém gráficos que estudam a evolução das matrículas por gênero entre 2001 e 2012 analisando, assim, a quantidade de mulheres atuantes na área da Computação que atingiu o seu ápice em 2009 para depois cair em 2011 voltando, em 2012, a apresentar um delicado aclive.
Diversas análises específicas através de gráficos que observam cursos de Tecnologia, Ciência d Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Licenciatura em Computação e Sistemas de Informação de maneira individual são apresentados no estudo.
Leia a Estatística da Educação Superior 2012 na íntegra através do site da SBC.