A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor José Armando Valente, pioneiro e uma das mais importantes referências, no Brasil e no exterior, nos campos da Informática na Educação e da Educação a Distância (EAD).
O professor ajudou a constituir e consolidar a Informática na Educação no país, especialmente a partir da prática da programação em contextos escolares, com destaque para o ensino de programação para e com crianças. Foi responsável por traduzir e difundir no Brasil a linguagem LOGO, amplamente conhecida nas escolas como o “software da tartaruguinha”, e teve papel decisivo na disseminação do pensamento construcionista. Valente promoveu diálogos fundamentais entre grandes pensadores da educação, como Paulo Freire e Seymour Papert, sendo histórica a conversa mediada por ele que marca a transição da informática na educação para a educação online.
Um dos principais pesquisadores da EAD no Brasil, contribuiu com abordagens e conceitos que se tornaram referências, como os modelos de broadcast, a virtualização da sala de aula tradicional e o “estar junto virtual”. Na Universidade Estadual de Campinas, Valente e seu coletivo foram responsáveis pela criação do Teleduc, ambiente virtual de aprendizagem amplamente utilizado por universidades públicas e escolas brasileiras antes da ampla difusão do Moodle. Nos últimos anos, residindo nos Estados Unidos, dedicava-se à pesquisa sobre as interfaces entre Inteligência Artificial e Educação.
A SBC se solidariza com familiares, amigos, colegas e toda a comunidade acadêmica, rendendo suas mais sinceras homenagens a um pensador que marcou profundamente a história da Computação e da Educação no Brasil.
