Proposta de Candidatura Profa. Carla Maria Dal Sasso Freitas

Candidatura ao Conselho da SBC 2023 – 2027

Profa. Carla Maria Dal Sasso Freitas (UFRGS)

Proposta de atuação no Conselho

Professora no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1980, tendo exercido várias atividades e cargos ao longo da carreira, entre eles, Chefia de Departamento, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação e Vice-direção do Instituto. Desde 2016, é Diretora do Instituto, com mandato até o final de 2024.

Na SBC, integrou a Diretoria de 2003 a 2009, tendo sido Diretora Administrativa e de Finanças, nos dois mandatos de Claudia Bauzer Medeiros e, depois, Diretora Administrativa, no primeiro mandato de José Carlos Maldonado. Participa ativamente da comunidade de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (SIBGRAPI): organizou esse evento por três vezes (1990, 2000 e 2010), coordenou seu comitê de programa em duas edições, coordenou trilhas em diferentes edições e participa regularmente de seu comitê de programa. Participa, também, regularmente do comitê de programa dos eventos SVR e de IHC, e frequentemente, de comitês de programa de trilhas do CSBC. No âmbito internacional, participa regularmente do comitê de programa de eventos na área de visualização e interação humano-computador. Nos últimos dois anos, foi membro do comitê que premia as melhores teses de doutorado do ACM SIGCHI (SIGCHI Outstanding Dissertation Award).

Integrou o CA-CC do CNPq de 2015 a 2018. Em 2017, integrou a Comissão de Avaliação da CAPES da área Computação em 2017 e em 2022. Anteriormente, entre 2000 e 2005, foi membro do Comitê de Assessoramento da Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), na área de Matemática, Estatística e Computação, tendo sido coordenadora em dois períodos.

É, atualmente, bolsista 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, tendo como grandes temas de interesse de pesquisa: visualização interativa de dados e interação em aplicações de visualização imersiva, principalmente, na área médica, e avaliação de técnicas de visualização e de interação. Coordenou, nesses temas, projetos de cooperação com grupos da Universidade Paul Sabatier (Toulouse – CAPES/COFECUB) e INRIA (Saclay e Rocquencourt – CNPq/INRIA), na França, e com a Université catholique de Louvain (UCL – CNPq/FNRS) na Bélgica. Atualmente, coordena uma rede reunindo mais de 45 pesquisadores de áreas de Computação e da Saúde (a rede CIARS – Inteligência Artificial Aplicada à Saúde), no contexto do progama de Redes Inovadoras em Tecnologias Estratégicas da Fundação do Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul.

No Conselho da SBC, acrescenta ao rol de sugestões de pautas já apresentado pelos colegas candidatos, (1) a proposição de ações que visem criar pontes e unir as diferentes comunidades da SBC seja através de fóruns no CSBC ou de maior número de eventos realizados conjuntamente, aumentando o engajamento de estudantes que seriam expostos a uma maior diversidade de assuntos ao mesmo tempo e (2) uma discussão de como ampliar o alcance da SBC junto aos pesquisadores e profissionais brasileiros no exterior, de modo a ampliar as fronteiras da Sociedade e oportunizar colaborações com a comunidade interna.

Mais informações em:
http://lattes.cnpq.br/4093653182381054 
https://scholar.google.com/citations?user=p1oaXwoAAAAJ 

 

Eleições SBC 2023