Projeto “Meninas Digitais”: discussões, workshops e motivação

 

Estimular a presença das mulheres em cursos voltados à tecnologia: é com este intuito que o projeto “Meninas Digitais” foi lançado. Apoiado pela SBC e coordenado pelo professor Cristiano Maciel, a iniciativa também conta com o auxílio de diversas empresas e instituições de ensino, que ajudam a viabilizar o “Meninas Digitais”.

O projeto é direcionado principalmente às alunas do ensino médio e tecnológico, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação, com o objetivo de motivá-las a seguir carreiras nessas áreas.

O “Meninas Digitais” surgiu a partir de discussões no Women in Information Technology (WIT), evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. O WIT é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e à Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

Entre as estratégias para consolidação do projeto, estão a realização de eventos pelo Brasil, em especial durante o WIT e nas Escolas Regionais, fazendo parcerias com instituições e empresas nacionais e estrangeiras, visita a escolas do ensino fundamental e médio para realização de atividades pertinentes ao projeto e criação de um site para compartilhamento de informações.

Já foram realizados diversos eventos no Brasil, como o workshop “Motivação de Adolescentes ao ingresso em TI”, realizado em 2010, em Belo Horizonte (MG). Nesta primeira iniciativa, professores convidados debateram políticas para a inserção de jovens meninas na carreira de Tecnologia de Informação. No ano seguinte, foi a vez do fórum “Meninas Digitais” ser colocado em prática em julho de 2011, em Natal (RN). O encontro contou com a participação das alunas do projeto “Metrópole Digital”, um projeto governamental direcionado a alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas; estes alunos ganham uma bolsa e participam de um curso à distância que engloba disciplinas da área de Ciência da Computação (programação OO, sistemas operacionais, lógica e matemática). Ainda em 2011, foi realizado o projeto “Mulheres na Computação”, em Cuiabá (MT). No evento, foi realizada uma palestra motivacional ressaltando principalmente diferenças entre homens e mulheres, relatos de experiências de mulheres atuantes em TI, contando sobre suas carreiras e palestra sobre o que as mulheres têm a contribuir para a área de informática. Em julho deste ano, ocorreu mais uma vez o fórum Meninas Digitais, desta vez em Curitiba (PR). Moderado pelo prof. Cristiano Maciel, o encontro contou com o painel “Projetos para Incentivo à Inclusão de Meninas na Computação: experiências e perspectivas”.

A expectativa é que o projeto seja consolidado e ganhe cada vez mais reconhecimento a partir de práticas que difundam a importância das mulheres nos cursos de tecnologia e acabem com qualquer preconceito restante.