Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Computação (ProfComp)

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) convida a comunidade acadêmica a participar da chamada de interesse para integrar o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Computação (PROFCOMP), no escopo do programa PROEB da CAPES.

O PROFCOMP é uma iniciativa da SBC em cooperação com instituições parceiras para criar e manter um programa de mestrado, modalidade profissional, através de rede de instituições associadas para capacitação de profissionais da Educação Básica na área de Ensino de Computação.

Por tratar-se de um programa em rede, esta chamada tem como objetivo solicitar a expressão de interesse de instituições associadas, que atuarão como sedes no programa, bem como de docentes do corpo permanente do PROFCOMP.

Docentes não precisam necessariamente ter vínculo com uma instituição associada neste momento, podendo apresentar expressão de interesse individual e posteriormente fazer credenciamento em uma instituição associada de forma a tornarem-se docentes do corpo docente permanente do PROFCOMP (será necessário ter a anuência de sua instituição de vínculo).

As propostas, tanto de docentes quanto de instituições associadas, devem ser enviadas impreterivelmente até o dia 20/10/2023 às 23:59 (Prazo Prorrogado) através dos formulários a seguir:

Formulário de Inscrição Docente (https://forms.gle/U7R13EyJFhKuHPk7A)

Formulário de Inscrição para Instituição Associada (https://forms.gle/CXtJBzd7QwfGMvCa9)

Contamos com o apoio da comunidade para o sucesso desta ação!

Atenciosamente,

Claudia Lage Rebello Motta – Diretora de Educação da SBC
Leila Ribeiro – Diretora de Computação na Educação Básica da SBC
Thaís Batista – Presidente da SBC

E-MAIL: profcomp@sbc.org.br


Instituições Associadas

As instituições associadas devem ser constituídas, necessariamente, por Instituições Públicas de Ensino Superior devidamente credenciadas pelo MEC.

Após a seleção das propostas de instituições associadas, será solicitado o encaminhamento da proposta formal de interesse através de um documento comprobatório de intenção de adesão ao PROFCOMP. Este documento deverá ser expedido pela autoridade competente no âmbito da pós-graduação da instituição associada.

A proposta de adesão ao PROFCOMP precisa estar consonante ao Plano de Desenvolvimento da Instituição associada (ou documento equivalente). Na proposta devem constar as instalações físicas dedicadas ao PROFCOMP: laboratórios de informática e biblioteca; infraestrutura de acesso à Internet; espaço físico para condução das atividades letivas e administrativas.

A instituição associada deverá contar, no momento da submissão da proposta, com ao menos sete (7) docentes que atendam aos requisitos para atuar no PROFCOMP. As propostas de interesse das instituições associadas devem considerar a existência de, no mínimo, 80% do corpo docente (permanentes e colaboradores) com atuação na área da proposta.

Exige-se, ainda, que, no mínimo, 20% do corpo docente permanente da instituição associada atue de forma exclusiva no PROFCOMP. No caso de docentes não exclusivos (que participem em outros programas em funcionamento ou propostas novas), devem ser observados os limites a seguir:


Participação em 1 PPG, além da presente proposta, no máximo 70% do corpo docente permanente total.

Participação em 2 PPGs, além da presente proposta, no máximo 30% do corpo docente permanente total.

Ficam vetados de participar os docentes que atuarem, simultaneamente, como docentes permanentes em mais de 3 PPGs e/ou APCNs.

É desejável que pelo menos 80% dos docentes permanentes tenham ministrado disciplinas na graduação nos últimos cinco anos e que participem de pelo menos um projeto de pesquisa e/ou desenvolvimento sobre temas afetos ao universo da Educação Básica.

A criação do PROFCOMP é uma ação estratégica da comunidade de Computação do Brasil, apoiada pelo CA-CC/CAPES. A participação de docentes no PROFCOMP terá o mesmo tratamento dos demais programas profissionais da área na mesma instituição, ou seja, “professores de programas acadêmicos que atuem em programas profissionais da área, ou vice-versa, na mesma instituição, também não contam “para o índice de exclusividade” nos programas de pós-graduação da área de Computação nos quais são credenciados.

Caso tenha interesse em se candidatar como instituição associada ao PROFCOMP, preencha o formulário de inscrição aqui (https://forms.gle/CXtJBzd7QwfGMvCa9).

Detalhamento das Características deste Corpo Docente

Corpo Docente Permanente do PROFCOMP

Os docentes do corpo permanente do PROFCOMP devem ter experiência no desenvolvimento de estudos, produtos e processos especificamente relacionados à Educação Básica. Essa experiência será avaliada a partir de três indicativos:

Pelos produtos/criações intelectuais dos últimos 5 anos, os quais devem preservar a aderência à Educação Básica. Porém, serão considerados também os produtos/criações não tenham sido explicitamente avaliados/direcionados à Educação Básica, mas tenham aderência às habilidades no anexo da BNCC referentes à Computação.

Pela experiência em orientações em temas relacionados à Computação;

Pelo desenvolvimento de projetos/pesquisas sobre de temas afetos ao universo do ensino de Computação que tenham potencial aplicação na Computação na Educação Básica.

É desejável que todos os docentes possuam titulação de Doutorado. Para os cursos de mestrado, admite-se que até 20% do corpo docente possua outro nível de formação, mediante justificativa detalhada sobre atuação, perfil profissional e produção intelectual altamente compatíveis com as temáticas da proposta e com a Educação Básica.

Caso tenha interesse em se candidatar como docente do corpo permanente do PROFCOMP, preencha o formulário de inscrição aqui (https://forms.gle/U7R13EyJFhKuHPk7A)

FAQ – Site da SBC e outras mídias

Docentes

P: Não sou do corpo docente permanente de um programa, posso me candidatar?

R: Sim. Você pode preencher o formulário (Link) e enviar as informações necessárias para se credenciar a uma sede associada. Tentaremos alocar as candidaturas individuais de forma a credenciar os docentes às sedes mais próximas de sua localidade.

P: O que considera-se como experiência na área?

R: Qualquer atividade de pesquisa ou extensão relacionada com qualquer área da computação que tenha como foco o ensino ou aprendizagem. Inclui-se trabalhos relacionados ao ensino de Engenharia de Software, IHC, programação, sistemas, desenvolvimento de pensamento computacional, etc. Mesmo que esses trabalhos não tenham como contexto ou objetivo a Educação Básica, caso possam ser potencialmente direcionados para a educação básica, desenvolvendo habilidades que constam no anexo Computação na BNCC, são elegíveis.

P: Como comprovo a minha experiência?

R: No formulário você pode indicar as três produções mais relevantes que caracterizam sua atuação na área de Educação de Computação. Caso sejam artigos, você pode enviar a referência ao trabalho. Se forem produções de extensão, você pode enviar o link do projeto em questão.

P: Sou docente de uma instituição privada, posso me candidatar?

R: Pode, você precisará se credenciar no programa de uma instituição pública que seja instituição associada do PROFCOMP, com a anuência de sua instituição de vínculo (assim que tivermos as expressões de interesse de instituições e docentes, iremos propor uma alocação).

Instituições

P: Não tenho sete docentes aptos para atuar no PROFCOMP, posso me candidatar como instituição associada?

R: Sim. Os docentes podem ser credenciados posteriormente através de candidaturas individuais, por exemplo. A instituição associada deve possuir as condições necessárias para ser sede (infraestrutura, administrativo, etc.)

P: Preciso ter um documento aprovado da minha pró-reitoria de pós-graduação com a aprovação para o credenciamento junto ao PROFCOMP para me candidatar?

R: No momento não. Para se candidatar como sede basta enviar algum documento sinalizando que a instituição possui a estrutura necessária para credenciamento no PROFCOMP de algum órgão dirigente: uma carta de interesse do departamento ou unidade. Caso a instituição associada seja aprovada, será solicitada uma carta de intenção da pró-reitoria de pós-graduação indicando o apoio da instituição ao credenciamento junto ao PROFCOMP.