A SBC tem o prazer de informar à comunidade que o Prêmio Newton Faller 2011 foi concedido ao Prof. Daltro José Nunes do Instituto de Informática da UFRGS. O Prêmio Newton Faller homenageia membros da SBC que se distinguiram ao longo de sua vida por serviços prestados à SBC. O prêmio é exclusivo a sócios efetivos e fundadores e é entregue durante a cerimônia de abertura do Congresso da SBC. Parabéns em nome da SBC ao Prof. Daltro!
O Prof. Dr. Daltro José Nunes possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972), doutorado em Der Naturwissenschaften – Informatik pela Universität Stuttgart (1985) e pós-doutorado pela Universität Stuttgart (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Informática Aplicada do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde atua como professor nos cursos de graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação, e também como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC). No PPGC, orientou 25 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado de profissionais que atuam em diversas instituições de norte ao sul do país.
O Prof. Daltro José Nunes teve uma atuação destacada na consolidação das áreas de Engenharia de Software e Métodos Formais da SBC. Exerceu a coordenação do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES) em 1988, 1992 e 1999, e foi o idealizador da primeira edição do Workshop Brasileiro de Métodos Formais (1998) – hoje, Simpósio Brasileiro de Métodos Formais, realizada em Porto Alegre em 1997. No SBES realizado em Salvador de 2010, foi indicado pela Comissão Especial de Engenharia de Software para ser homenageado no evento de 2011 pela sua Contribuição Relevante para Engenharia de Software no Brasil.
O Prof. Daltro teve papel destacado na consolidação da pós-graduação em Computação no país, sendo fundador e coordenador do PPGC-UFRGS nos seus primeiros 10 anos. Também exerceu notável papel na divulgação da área no Brasil, principalmente na defesa de um referencial curricular diferenciado e moderno para a área junto ao MEC, à SBC e às universidades de todo Brasil e de alguns países da América Latina. Além disso, exerceu entre 1998 e 2002, a Coordenação da Cooperação Internacional em Tecnologia da Informação no Convênio CNPq (Brasil)//DLR (Alemanha), o qual foi responsável por um significativo incremento na cooperação entre os dois países e com resultados que reverberam até hoje.
O Prof. Daltro sempre foi um dos mais ativos sócios da Sociedade Brasileira de Computação com contribuições em diversos momentos da sua história, desde a primeira diretoria provisória em 1978 até os dias atuais. Dentre as contribuições dadas por ele, destacamos as seguintes:
- 1978 – 1979 – Vice-presidente da SBC (primeira diretoria provisória da SBC);
- 1979 – 1981 – Vice-presidente da SBC;
- 1986 – Secretário Regional da SBC no Rio Grande do Sul;
- 1991- 1993 – 2° Secretário da SBC;
- 2001- 2003 – Membro da Comissão de Educação da SBC;
- Membro titular do Conselho da SBC por diversos períodos, a saber:
– 2007-2011
– 999-2003
– 1993-1997
– 1987-1991
- Criação do Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH), Curso de Qualidade (CQ) e Workshop sobre Educação em Computação (WEI).
Seu trabalho junto à UFRGS, à SBC e a inúmeras universidades contribuiu decisivamente para que a Ciência da Computação se estabelecesse como ciência respeitada entre as demais áreas no Brasil, junto aos órgãos de fomento, governo e sociedade. Por este motivo, acreditamos que o Prêmio Newton Faller seria uma justa homenagem a este pioneiro da Computação brasileira.