O professor Carlos José Pereira de Lucena, do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), é o primeiro brasileiro a receber o título de Fellow da Association for Computing Machinery (ACM) em cerimônia realizada em San Francisco (EUA), no dia 21 de junho. Os Fellows, categoria de maior prestígio da ACM, correspondem a 1% dos participantes da mais importante sociedade científica e educativa em computação do mundo. A escolha de Lucena para esse grupo foi em decorrência de suas contribuições acadêmicas em engenharia de software e sistemas multiagentes, uma das áreas mais recentes de estudo no mundo e que está diretamente ligada a inteligência artificial e a internet das coisas.
Carlos José Pereira de Lucena tem pós-doutorado pela IBM Research, é pesquisador associado do Fraunhofer Institute FIRST em Berlim e membro do corpo editorial de diversos periódicos internacionais como Communications of the ACM, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Journal of Formal Aspects of Computing e Journal of Agent-Oriented Software Engineering (IJAOSE) é também Fellow da Fundação Guggenheim, Fellow da WAS (Academy of Sciences for the Developing World), associado fundador da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Lucena faz parte da ACM há 40 anos. Nos anos 90, ele integrou o Software Awards Comittee, responsável pela escolha anual do melhor software do mundo; há seis anos faz parte do corpo editorial da revista da associação, a Communications of the ACM, uma das mais importantes da área e, em 2009, foi promovido a Distinguished Member.
Desde 1993, a ACM confere o título de Fellow àqueles que, durante a sua carreira profissional, realizam pesquisas ou aplicações notáveis na área de computação e tecnologia da informação, sendo reconhecidos como os pesquisadores mais prestigiados da associação. Segundo Lucena, sua indicação está fortemente ligada à sua carreira acadêmica.
Outros 49 profissionais e acadêmicos receberam o título de Fellow junto com Lucena. Profissionais da Boeing, Yahoo, Google, Microsoft Research e acadêmicos de Harvard, MIT, Stanford, University College of London e ETH Zurich, por exemplo, estão entre os premiados este ano. Atualmente, apenas mil dos cem mil membros da ACM, espalhados por mais de cem países, detêm este título em seus currículos.