Na cerimônia realizada dia 20 de dezembro em Recife, o Presidente da SBC Paulo Roberto Freire Cunha foi nomeado o novo Diretor Científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologias do Estado de Pernambuco (Facepe) pelo governador pernambucano Eduardo Campos. O também professor e pesquisador do Centro de Informática (CIn) da UFPE teve 272 indicações de um conjunto de 377 votantes.
Paulo ocupará o cargo de Diretor Científico por três anos. O trabalho na Facepe será realizado em paralelo à Presidência da SBC. Segundo ele, “essa é uma atividade de muita responsabilidade. Eu terei a oportunidade de continuar o trabalho de uma equipe de pesquisadores notáveis que já estiveram à frente desta diretoria como os professores Sergio Rezende, Fittipaldi, Arnóbio e todos os que contribuíram para a consolidação da Facepe”, disse Cunha.
Currículo – Paulo Roberto Freire Cunha possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-1974), Mestrado em Ciência da Computação pela University of Waterloo Canadá (1981) e Pós- Doutorado pelo Institut National de Recherche en Informatique e Automatique (INRIA,França 1991).
O novo diretor da Facep atualmente é Professor Titular da UFPE. Desde 1992, é Consultor e Assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Consultor da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), é membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1982 e Consultor, Assessor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Na UFPE exerceu os cargos de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, de 1995 a 2003, Vice-Reitor Substituto, de 2010 a 2013 e Diretor do Centro de Informática, de 2005 a 2013. Tem extensa experiência Acadêmica e Científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Paulo Roberto Freire Cunha recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe de Comendador, da Presidência da República, em 2008. Desde agosto de 2011 é Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).