Na próxima quinta-feira (22), acontece, na Fundação Carlos Chagas (FCC), em São Paulo, uma cerimônia de premiação aos alunos finalistas da XIII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e medalhistas da Olimpíada Internacional de Informática (IOI), realizada na Tailândia em julho deste ano. A cerimônia contará com a presença do Professor Dr. Paulo Roberto Freire Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O estudante paraibano Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza (ex-aluno do Colégio Geo, de João Pessoa, e atual aluno da UFCG) foi o grande destaque brasileiro na IOI 2011, conquistando uma medalha de ouro inédita para o Brasil na competição internacional.
Os outros três estudantes brasileiros (Renato Ferreira Pinto Júnior, do Colégio Objetivo de São Paulo; Caíque Porto Lira, do Colégio Farias Brito de Fortaleza e Marcos Massayuki Kawakami, do Colégio Etapa de São Paulo) conquistaram medalhas de bronze. Assim, em número de medalhas, o Brasil superou países tradicionais como Inglaterra, França, Canadá e Alemanha. O treinamento da equipe brasileira foi comandado por Wanderley Guimarães (IME-USP).
Os representantes brasileiros na IOI foram selecionados entre os finalistas na categoria Programação Nível 2 da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), uma competição organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp e promovida, desde 1999, pela SBC, com o apoio da Fundação Carlos Chagas (FCC). No total, são cinco categorias: Iniciação Níveis 1 e 2, Programação Júnior (as três para estudantes do ensino fundamental) e Programação Níveis 1 e 2 (dedicadas aos alunos do ensino médio). Só em 2011, a OBI contou com 19.268 alunos inscritos; este ano, entre todas as modalidades, foram 41 medalhistas de ouro, 71 de prata e 123 de bronze. Mais informações sobre a Olimpíada estão disponíveis no endereço eletrônico: http://olimpiada.ic.unicamp.br/